Casos de dengue crescem no Ceará e preocupam autoridades da saúde

29 de novembro de 2021 - 11:29 # # # #

Em outubro deste ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h registraram 321 casos de dengue. O número é mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2020, quando 130 casos da doença foram contabilizados. Em 2021, junho foi o mês com o maior número de casos de dengue avaliados nos equipamentos, com 2.356 atendimentos, seguido de julho (1.734) e maio (1.677).

Os sinais e sintomas da dengue podem se confundir com os de Covid-19, independentemente da infecção causada por qualquer um dos sorotipos. As principais manifestações são febre alta, dores musculares intensas e ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

“Em casos graves, há dengue hemorrágica, que precisa de internação e pode ser fatal sem os cuidados devidos. Já a Covid-19, geralmente, está relacionada a sintomas gripais, e, em casos graves, à dispneia (falta de ar)”, pontua Yasmin Costa, coordenadora médica da UPA Autran Nunes.

Ao primeiro sinal de manifestação da doença, o paciente deve procurar o posto de saúde ou a UPA mais próxima de casa. Tontura, sangramento, falta de ar, redução da quantidade de urina, dor abdominal e vômitos são considerados sintomas de alerta. Nestes casos, recomenda-se internação hospitalar.

Assista à matéria completa:

Acompanhe a TVC nas redes sociais.