Hemoce abre inscrições para 16º Concurso de Frases e Desenhos

13 de março de 2024 - 17:58 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce | Texto: Emmanuel Denizard | Fotos e Arte: Divulgação/Hemoce

Calendário de 2024 do Hemoce produzido com as frases e desenhos selecionados no 15º Concurso de Frases e Desenhos

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inicia, nesta segunda-feira (4), as inscrições para o 16º Concurso de Frases e Desenhos. As escolas das redes de ensino pública e privada no Estado podem realizar a inscrição até o dia 18 de março, por meio de formulário on-line. Os trabalhos selecionados irão compor o calendário de 2025 do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Por meio da criação de desenhos manuais, da escrita criativa e da produção de vídeos motivacionais, o concurso busca conscientizar estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e altruísta, além de desenvolver a consciência solidária de alunos e a formação de futuros doadores.

Categorias

O concurso é dividido em quatro categorias, conforme o grau de escolaridade. Estudantes do Ensino Fundamental I e II participam do concurso com desenhos que ilustram a doação de sangue. Já os alunos do Ensino Médio podem enviar frases de incentivo ao gesto de solidariedade. A categoria vídeo é aberta a todos.

As produções devem incentivar a doação de sangue e podem abordar os temas cidadania, responsabilidade social e voluntariado. Serão eleitos 36 materiais – 12 de cada modalidade (frases, desenhos e vídeos). As frases e os desenhos ilustrarão as páginas do calendário anual do Hemoce. Os vídeos serão veiculados no canal oficial do hemocentro no YouTube.

“Convidamos os gestores das escolas públicas e privadas a fazer parte desse momento cultural que busca educar crianças e adolescentes sobre a doação de sangue voluntária e altruísta. O Concurso de Frases e Desenhos do Hemoce é uma ferramenta de conscientização para estudantes cearenses e de extrema importância na construção de futuros doadores. Agradecemos também as instituições que participaram nas 15 edições anteriores”, destaca a coordenadora de Captação de Doadores do equipamento, Nágela Lima.

Os trabalhos selecionados serão escolhidos e julgados pela comissão organizadora e divulgados nas redes oficiais de comunicação do Hemoce, no dia 10 de junho deste ano. Confira o regulamento com os critérios para o certame. Para demais dúvidas, as escolas poderão entrar em contato com as comissões organizadoras pelos respectivos e-mails de cada região de abrangência do hemocentro cearense.

Concurso de Frases e Desenhos

Criado em 2007 pelo Hemoce, o concurso faz parte do projeto Doador do Futuro e tem o intuito de desenvolver ações de conscientização com foco em cidadania e solidariedade para jovens estudantes que podem se tornar, também, futuros doadores.

Aluna Lara Letícia do Nascimento Lima, da Escola Rainha da Paz, em Quixadá, foi uma das vencedoras do último concurso na categoria ‘desenhos’

Em 2023, mais de 10.150 trabalhos foram enviados de cerca de 500 escolas, totalizando um aumento de 25% em relação a 2022 – recorde de participações de instituições de ensino. O número de produções artísticas teve um aumento de cerca de 70%, comparado ao certame passado. Em 15 edições, a iniciativa já contou com a participação de mais de dez mil alunos e mais de 500 escolas.

Serviço

16º Concurso de Frases e Desenhos

Inscrições: 4 a 18 de março

Envio dos trabalhos: 2 a 16 de maio

Divulgação dos trabalhos selecionados: 10 de junho

Mais informações: (85) 3208-0801 e site do Hemoce

Inscrições on-line pelo link