Ofélia conduz especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra no Quintal da Cultura

19 de novembro de 2018 - 11:13 # # # # # #

A personagem Ofélia, interpretada pela atriz Mafalda Pequenino, trouxe ao Quintal da Cultura um novo olhar sobre questões da diversidade étnica e cultural brasileira. Com ela, foi possível levar à telinha da TV Ceará e da TV Cultura mais uma figura para dar forças à representatividade negra na emissora. E durante a programação especial do infantil em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 21 de novembro, o destaque só poderia ser dela.

Entre os dias 19 e 23 do mesmo mês, a atração leva ao ar cinco histórias inéditas que abordam narrativas, lendas e mitologias africanas. A personagem conduz os temas contando aos seus amigos Ludovico, Doroteia e Osório – interpretados por José Eduardo Rennó, Helena Ritto e Jonathan Faria, respectivamente – histórias recheadas de costumes, usos e músicas da cultura africana que remetem à sua origem. As edições vão ar às 10h15 e às 16h45, na TV Ceará e no aplicativo Cultura Digital.

Entre os dias 19 e 23 do mesmo mês, a atração leva ao ar cinco histórias inéditas que abordam narrativas, lendas e mitologias africanas (Foto: Divulgação/TV Cultura)

Segunda-feira (19/11) – A Herança

Iniciando a Semana da Consciência Negra, A Herança traz para a criançada uma história que faz refletir sobre o valor dos bens culturais de um povo e de uma nação. Na trama, Osório e Ofélia ganham uma carta misteriosa dizendo que eles receberam uma herança e, para encontrá-la, devem descobrir primeiro quem a deixou. Será que os dois vão conseguir desvendar esse mistério?

Terça-feira (20/11) – Abayomi

Na sequência, a narrativa contada por Ofélia se passa no continente africano e aborda a escravidão. Com ajuda de Osório, ela conta ao Ludovico e à Doroteia a história da boneca Abayomi.

Quarta-feira (21/11) – Os presentes da paciência

A seguir, é a vez da criançada curtir Os presentes da paciência. Ofélia engana Ludovico, Doroteia e Osório, dando a eles “pós mágicos” que ela ganhou de um amigo africano. Mas, na verdade, foi só uma forma divertida de contar o mito africano de Orunmila e o adô da paciência.

Quinta-feira (22/11) – Moliba Makasi

No episódio exibido na quinta-feira, Ludovico e Ofélia passam pelo mesmo drama: estão atrasados para fazer as tarefas da escola que são para o dia seguinte, até que a canção angolana Moliba Makasi traz a solução para os dois, que dão conta de fazer tudo e ainda terminam se divertindo.

Sexta-feira (23/11) – O filho do vento

Na sexta-feira, Ofélia conta a lenda africana do filho do vento. Por meio da imaginação, a turma viaja para a África e cada um interpreta um papel na história. É a partir dela que todos percebem a importância de se guardar um segredo.

*Rodrigo Neto, com informações da TV Cultura