Metrofor lança cadastro online de passageiros e cartão personalizado

1 de março de 2024 - 14:49

Texto, foto e edição: Pedro Alves

O Metrofor recomenda a todos os passageiros da Linha Sul, pagantes de tarifa inteira, que façam seus cadastros. O serviço está disponível desde 2023, de forma presencial, e agora é expandido para o formato online, facilitando a logística dos usuários. Essa medida não é obrigatória, mas traz vantagens. 

 

Metrofor disponibiliza em seu site, a partir de desta quinta-feira (29/2), formulário para cadastro de passageiros da Linha Sul que utilizam tarifa inteira (R$ 3,60). Fazendo o cadastro, o passageiro receberá um Cartão Múltiplo recarregável, identificado com seus dados, e vinculado ao seu CPF. Essa medida não é obrigatória, mas traz vantagens. Entre elas, maior segurança na administração dos créditos, e maior facilidade para transferir o saldo em caso de perda ou roubo.

O serviço está disponível desde 2023, de forma presencial, e agora é expandido para o formato online, facilitando a logística dos usuários. Quem já se cadastrou nas estações, não precisa fazer novamente pelo site. O Cartão Múltiplo já é distribuído aos passageiros nas bilheterias, mediante compra de duas ou mais passagens – porém, sem identificação e sem vínculo ao CPF. Quem preferir, pode continuar utilizando nesta modalidade.

Mas o Metrofor recomenda a todos os passageiros da Linha Sul, pagantes de tarifa inteira, que façam seus cadastros. Presencialmente, o cadastro pode ser feito nas estações Benfica ou Parangaba. A partir do dia 29/2, pode ser feito também de forma online no site metrofor.ce.gov.br, clicando na opção “Cadastro do Múltiplo”. Em ambos os casos, é necessário ter em mãos a Carteira de Identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Serão solicitadas as seguintes informações pessoais obrigatórias: nome completo, data de nascimento, endereço completo com CEP e um endereço de email – para comprovação da identidade online. Ao fornecer os dados, o passageiro poderá escolher a estação de retirada de seu Cartão Múltiplo, entre as opções Benfica ou Parangaba. A entrega acontece em até 10 dias úteis. No mesmo link de cadastro é possível verificar o progresso do pedido e saber a data de retirada. A primeira via do cartão é gratuita e, em caso de segunda via, é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$5 (cinco reais).

Quem não precisa do cadastro?

Pessoas que têm direito à gratuidade ou estudantes que pagam meia passagem, em qualquer linha do Metrofor, não precisam fazer o cadastro do Cartão Múltiplo. Usuários que pagam tarifa inteira na Linha Oeste, no VLT de Sobral ou no VLT do Cariri também não precisam fazer a solicitação, pois o cadastro é direcionado – por enquanto – apenas aos usuários de tarifa inteira da Linha Sul.

Serviço: Cadastro de Usuários do Cartão Múltiplo

ONLINE – Clique aqui ou acesse metrofor.ce.gov.br e clique em “Cadastro do Múltiplo” e siga as instruções. Tenha em mãos o RG e o CPF. Será solicitado nome completo, data de nascimento, endereço completo com CEP e um endereço de email. Recebimento em até 10 dias úteis na estação indicada.

PRESENCIAL – Estação Benfica, de 8h às 12h e de 13h às 17h; Estação Parangaba, de 8h às 13h e 14h às 17h. Apresentar o RG e o CPF. Recebimento em até 10 dias úteis na estação de cadastro.