‘Profetas da chuva’ se mantêm otimistas para quadra chuvosa no Ceará em 2021

24 de março de 2021 - 12:19 # # # # #

As previsões são baseadas nas safras e no comportamento de animais no Sertão.

Segundo a Funceme, com base em dados de satélites meteorológicos, as chuvas no Ceará tem 50% de chances de ficarem abaixo da média histórica, 40% de chances de ficarem dentro da média e apenas 10% de superarem a média. Mas o conhecimento científico não é a única base para fazer previsões sobre o tempo e o clima no Ceará.

Os chamados “profetas da chuva”, unem sabedoria popular e observação da natureza para avaliar se o período da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, será bom ou ruim no sertão. As estrelas, a floração da caatinga, o voo dos pássaros e até a casa do joão-de-barro servem de base para as previsões. Erasmo Barreira é um dos profetas da chuva aqui no Ceará e, assegurado na sua experiência, prevê boas precipitações para todo o estado.

“Eu começo a minha previsão em julho, com a floração do Cumarú, e ano passado foi uma floração espetacular. Do mesmo jeito é o Juazeiro, que conseguiu segurar todos os cachos”, explica o profeta.

Outros bichos também indicam, na visão dos profetas, se o inverno será bom ou ruim. Mas, há uma data no calendário deles, que representa um importante indicador da quadra chuvosa. No dia 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, todos eles acordam cedo para observar o horizonte. Se o nascente estiver muito nublado, é sinal de boas chuvas para os próximos meses.

No entanto, para a Funceme, tudo não passa de uma grande coincidência. Ela explica que o dia 19, geralmente cai no dia do equinócio, período em que o sol fica mais intenso nas regiões próximas da linha do Equador, como é o caso do nordeste brasileiro. Em 2005, por exemplo, no dia 19 de março, choveu em quase todo o Ceará mas a quadra chuvosa ficou abaixo da média histórica. O inverso também aconteceu em 2009, quando o dia de São José registrou chuva em 52 postos da Funceme e a quadra chuva foi considerada acima da normal histórica.

Confira nossa reportagem completa na matéria para o Jornal da TVC através do YouTube:

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD