“Batiputá”, série de reportagens mostra a colheita do fruto sagrado dos Tremembé

27 de abril de 2021 - 11:19 # # # # #

Dividida em duas partes, a série de reportagens produzida para o Jornal da TVC mostra a colheita dos frutos sagrados da tribo dos Tremembé, na Barra do Mundaú.

Localizados na cidade de Itapipoca, no litoral cearense, a tribo Tremembé é guardião de uma tradição inestimável. A equipe de reportagem da TVC acompanhou a colheita do Batiputá, um fruto sagrado que serve de alimento e cura. Além de ser utilizado na culinária da aldeia, o óleo extraído do fruto possui propriedades antiinflamatórias, sendo assim utilizado também no tratamento de enfermidades. A reportagem foi realizada ainda no ano passado, antes da pandemia de Covid-19 chegar no Ceará.

O vilarejo da tribo fica no interior da cidade e tem o solo sagrado por Tupã, uma entidade da mitologia tupi-guarani, e guardado pelos Tremembé. Protegido pela Funai, o território marca a história da resistência indígena no Ceará.

O primeiro episódio da série mostra uma trilha em mata fechada para encontrar os frutos sagrados, além de uma conversa com os representantes da tribo. Matheus Tremembé é um deles e conta como a tradição vem sendo passada entre gerações, fortalecendo a produção do óleo que cura e alimenta a comunidade. A reportagem também mostra a celebração da colheita, um ritual exclusivo dos povos Tremembé que começou na cidade de Itarema, litoral oeste do estado. A festa celebra a natureza e a luta pela demarcação de terras indígenas.

A série tem a produção de Henriette de Salvi, com reportagem e imagens de Everton Lucas e Vicente Costa. Edição e finalização de Everton Lucas. Confira na íntegra o primeiro episódio pelo canal da TVC no Youtube.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara