Pele de tilápia auxilia na cirurgia de crianças com deformidades

11 de outubro de 2021 - 09:05 # # # #

Os estudos com o uso da pele de tilápia foram iniciados em 2015 nos laboratórios do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará e continuam gerando novas aplicações na área da saúde.

Desta vez, a técnica está auxiliando na recuperação cirúrgica de crianças nascidas com síndrome de Apert, causada por uma mutação genética que leva, dentre outras coisas, à sindactilia (quando os dedos das mãos ou dos pés nascem juntos).

Assista à matéria completa:

A técnica está sendo desenvolvida pelo Hospital Sobrapar, de Campinas, em parceria com o médico Edmar Maciel, presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ) e coordenador-geral das pesquisas com pele da tilápia iniciadas no NPDM.

A cirurgia, que está utilizando peles de tilápia liofilizada (desidratadas, esterilizadas e embaladas a vácuo), já foi feita de forma bem-sucedida nas duas mãos de três crianças entre 3 e 6 anos previamente selecionadas, entre os dias 12 e 14 de setembro. A expectativa é que outras sete crianças passem pelo mesmo procedimento nos próximos meses.

Acompanhe a TVC nas redes sociais.