STF pode anular decisões da operação Lava-Jato; advogado analisa os rumos da força tarefa

2 de outubro de 2019 - 12:06

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode anular algumas decisões tomadas durante a operação Lava-Jato, que investiga um esquema de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras, empreiteiras, partidos e políticos.

O julgamento que aconteceu semana passada aprovou que réus delatados devem apresentar alegações finais depois dos réus delatores. A prática prevista na Constituição Federal que não foi aplicada na Lava-Jato. A mudança já beneficiou o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que teve a condenação anulada.

O presidente do Supremo, Dias Toffoli, deve apresentar nesta quarta-feira, quando o julgamento será retomado, uma proposta para limitar a decisão tomada pelo plenário na semana passada que pode anular condenações da Lava-Jato.

A expectativa é que Toffoli sugira requisitos para a anulação da condenação: que ele tenha recorrido da ordem das alegações finais ainda na primeira instância e que a defesa comprove que ficou prejudicada com a abertura de prazo conjunto.

Para falar deste assunto e explicar as consequências do julgamento, o quadro Análise de Fato convidou o advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, Felipe Braga Albuquerque.

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.

https://www.youtube.com/tvcearahd 

Siga-nos no Facebook:

https://www.facebook.com/tvceara

Siga-nos no Instagram: 

https://www.instagram.com/tvcearahd

Whatsapp da TV Ceará:

(85) 9 8439.5005