Análise de Fato: O Parlamentarismo branco no Brasil

16 de julho de 2019 - 18:42

Brasilia DF 10 07 2019 Rodrigo Maia presidente do Camara dos deputados chora ao término da votação da reforma da Previdência foto Lula Marques

As divergências entre o governo federal e o congresso tem impulsionado no Brasil um sistema de governança a partir do legislativo, conhecido como Parlamentarismo. Uma das maiores representações disso aconteceu há pouco dias, durante a votação da reforma da Previdência na câmara em Brasília, aprovada em primeiro turno.

No Brasil, o sistema de governo é o presidencialismo, mas quando as casas legislativas tornam-se protagonistas das decisões, entra em questão o parlamentarismo branco, que é quando o Presidente da República não monta uma base sólida de deputados e senadores dão as cartas na condução dos principais projetos para o país.

Para alguns especialistas o problema é que, nesse modelo, o ambiente favorável pode ser efêmero, resultando em um cenário de incerteza, que pode manter o País na estagnação. Para discutir mais sobre este tema, o Análise de Fato conversou com o cientista político e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cleyton Monte.

Veja a entrevista:

 

JORNAL DA TVC – Segunda à sexta, às 18h30.

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.
https://www.youtube.com/tvcearahd

Siga-nos no Facebook:
https://www.facebook.com/tvceara

Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/tvcearahd

Whatsapp da TV Ceará:
(85) 9 8439.5005