Ceará participa do Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV

8 de maio de 2019 - 17:03 # # #

Diretores e representantes das principais empresas públicas de comunicação do Brasil discutem os desafios e necessidade de reinvenção do setor com o avanço de novas tecnologias. A presidenta da TV Ceará, Ana Cristina Cavalcante participa do encontro que reúne emissoras como a TV Cultura de São Paulo, TVE Alagoas, TV Cultura do Amazonas, TV Ceará, TVE Espírito Santo, Rede Minas, TV Aperipê do Sergipe, TVE Cultura Mato Grosso do Sul, TV Cultura do Pará, TV Pernambuco, TVE Paraná, TVE Tocantins.

Para Ana Cristina, o cenário da comunicação no Brasil passa por um momento em que o papel da TV pública ganha ainda mais relevância. “A atuação em conjunto com outros veículos públicos é vital para que o setor garanta as condições de levar à sociedade sua mensagem”, destaca.

O evento servirá também para a apresentação aos participantes o Instituto Brasileiro das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Ibepec), a nova estrutura da entidade que visa a congregar emissoras com foco cultural e educativo para que os veículos possam atuar de forma ainda mais abrangente.

A presidenta da TV Ceará frisa que as emissoras públicas têm o dever de prestar um serviço de qualidade, pautado na ética e que seja útil às pessoas. “No Ceará, a TVC está cumprindo esse papel e a atuação em conjunto com outras TVs públicas do Nordeste e do Brasil vai fortalecer nosso setor”, completa.

O Ibepec permitirá que as emissoras estaduais e municipais se organizem para um compartilhamento de programações, representação comercial e, até mesmo, de produção. Uma alternativa é a composição de um pool para a confecção de conteúdo, que abranja desde a cobertura de audiências públicas e debates que tenham como foco a Educação, a Cultura e o Meio Ambiente, além da atuação dos gestores locais.

Durante o encontro, o presidente do Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e Televisão, Bosco Martins fará uma exposição sobre a necessidade de transformação das emissoras estatais, com a absorção das novas tecnologias de forma a maximizar o alcance do conteúdo transmitido pelas TVs públicas.