Vacina contra a gripe é ampliada para todos os grupos prioritários da campanha nacional a partir de segunda-feira (10)

10 de abril de 2023 - 11:04 # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto | Thiago Gaspar - Foto | Josias Jeronimo - Arte gráfica

Mais de três milhões de pessoas serão contempladas

A Saúde do Ceará estende a vacinação da influenza para todos os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde (MS). A partir desta segunda-feira (10), o imunizante poderá ser aplicado, além de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, em trabalhadores da Saúde, pessoas com 60 anos e mais, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência, entre outros.

A ampliação dos grupos acompanha o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, nesta segunda-feira. O Ceará, no entanto, antecipou a imunização no público infantil desde o último dia 27 de março, devido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.

Considerando a estimativa populacional de todos os perfis indicados, espera-se vacinar mais de três milhões de cearenses.

LEIA TAMBÉM: Por que precisamos tomar vacinas contra a gripe anualmente? Ceará realiza “Dia D” de imunização no sábado (15)

Para a aplicação do imunobiológico, é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários. A execução da aplicação é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, consulte a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde.

“Dia D” de vacinação

No próximo dia 15 de abril, o Ceará realiza o “Dia D” de vacinação. A iniciativa objetiva mobilizar municípios para ampliar a cobertura vacinal da dose contra a gripe e do reforço bivalente da covid-19 em todo o território.

Grupos prioritários aptos a tomar as duas doses (gripe e covid-19), como idosos e profissionais da Saúde, podem receber ambos os imunizantes na mesma ocasião, não sendo necessário intervalo de tempo entre as aplicações.