Pesquisadores desenvolvem café que ajuda na redução da glicemia e gordura

17 de setembro de 2021 - 09:02 # # # # # #

Cientistas da Fiocruz no Ceará realizaram ensaio clínico enriquecendo o café 100% arábica com nutrientes importantes para o organismo humano.

Seja na rua, na lanchonete ou em uma cafeteria mais requintada, o café é preferência nacional. O grão movimenta a economia e tem se tornado um negócio para muita gente. “A cafeteria se tornou um ponto de encontro, indo além de ser simplesmente um lugar para se alimentar”, explica Rejane Porto, administradora do Greta Café.

Então, imagine poder aliar café e saúde. No Ceará, pesquisadores da Fiocruz realizaram um ensaio clínico enriquecendo o café 100% arábica com cacau e fibra alimentar para averiguar os efeitos na saúde da população e os resultados foram surpreendentes.

De acordo com Márcio Flávio Araújo, coordenador do ensino clínico Fiocruz Ceará, “no final da nossa pesquisa, ficou constatado que o consumo desse café é extremamente positivo para a redução da glicemia e do percentual de gordura”.

Para chegar aos resultados, o ensaio foi conduzido com 37 voluntários adultos não diabéticos durante 10 semanas.

O estudo é inédito e liderado pela Fiocruz Ceará e conta com a colaboração de pesquisadores das universidades do Maranhão, Minas Gerais, Unilab Ceará e até da Finlândia. No entanto, para que o produto chegue até o consumidor final, é preciso que empresas cafeeiras apoiem o desenvolvimento e produção.

“Existe no mercado um nicho crescente para cafés com propriedades biológicas. No nosso caso específico, a fórmula é bastante acessível financeiramente para a população”, explica Márcio Flávio Araújo.

Compartilhe e siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD