Chuvas de março: Ceará registra aporte em 133 açudes, 9 estão sangrando

30 de março de 2021 - 11:03 # # # # # #

Apesar das chuvas no mês de março, 54 açudes estão com menos de 30% da sua capacidade total.


A chuva dos últimos dias mudou o clima do Ceará, deixando a região bem diferente do que o cearense está acostumado. Mas, toda essa chuva não foi suficiente para garantir o aporte hídrico para os açudes do estado.

O diretor de Operações da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), Bruno Rebouças, chama atenção para a economia e o uso eficiente da água. A Cia observou o Açude Castanhão, o maior do estado e que recentemente começou a receber água da transposição do Rio São Francisco, e constatou o açude abaixo da média. Cerca de 7 mil de metros cúbicos a menos desde o dia 1º de janeiro deste ano.

“Nós temos observado uma recuperação, mas ainda uma recuperação modesta que inspira cuidados e atenção de toda população”, pontuou o diretor de operações, Bruno Rebouças.

Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 9 estão sangrando no momento e outros 5 estão com mais de 90% de água acumulada. São eles:

Açudes sangrando:

Açudes acima de 90%:

Apesar do aporte, principalmente por conta das chuvas do mês de março, 54 açudes estão com menos de 30% da capacidade total. Isso representa 4,80 bilhões de metros cúbicos disponíveis para abastecer todo o Ceará. É quase 26% da capacidade total de acúmulo de água no estado. Os detalhes estão no portal www.hidro.ce.gov.br.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD