Encontro no Ceará discute os desafios e o futuro da TVs públicas no Nordeste

2 de setembro de 2019 - 12:28 # # #

Representantes dos estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará, Alagoas, Paraíba e Maranhão estiveram reunidos na última sexta-feira (30), em Fortaleza, o III Encontro das TVs Públicas do Nordeste (Gestão 2019 – 2022). O fórum faz parte do desdobramento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que visa fortalecer a região com troca de experiências e parcerias. A reunião foi realizada na sede da Vice-Governadoria do Estado do Ceará.

Na capital cearense, os representantes de emissoras públicas da região discutiram o contexto da comunicação pública, a troca de experiências e tecnologias entre veículos e o compartilhamento de conteúdos para fortalecer os interesses do Nordeste.

“O Nordeste é uma região muito importante e diversa e as TVs públicas já mostram isso localmente. Esse esforço de integração permite que os baianos conheçam mais o Ceará, que o Ceará conheça mais a Bahia e todos os estados do Nordeste. A troca de conteúdo é o nosso principal objetivo, mas também conversamos sobre tecnologia e pensar o futuro desses veículos que são tradicionais em seus estados. Isso é muito importante para a valorização dos estados e do Nordeste como um todo”, destaca Flávio Gonçalves, diretor do IRDEB (TVE Bahia).

Ao longo do dia, os dirigentes das emissoras públicas nordestinas reforçaram a importância da digitalização do acervo dos veículos, bem como a necessidade de linhas de créditos para investimento em tecnologia. À tarde, realizaram uma visita para conhecer as instalações da TV Ceará.

“A TV aberta local vai se debruçar cada vez mais sobre conteúdo das localidades, por conta da internet. A TV Pública tem algo a mais, que é a disponibilidade de programação, que as TVs comerciais não têm. Quando falamos de fazer um encontro das emissoras do Nordeste para trocar experiência, nós estamos falando de oferecer ao povo nordestino a possibilidade de se ver muito mais na televisão que é conhecidamente o meio que nós nos acostumou, pela TV Comercial, a ver o eixo Rio/São Paulo”, defende Felipe Calheiros, diretor vice-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação.

O evento contou ainda com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Christian de Castro, que foi afastado da agência por determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro. A vinda para participar do fórum foi o último ato no comando da agência.

Para presidenta da TV Ceará, o Nordeste está mais que nunca em evidência na pauta política e econômica do Brasil, e as emissoras públicas têm um papel da maior importância nesse contexto. “Para nós, é um feito enorme reunir esses representantes aqui, ainda mais diante do nosso desafio. É fundamental a união de forças, sobretudo porque somos responsáveis por levar uma mensagem de cidadania, educação e informação para nossos conterrâneos”, Ana Cristina Cavalcante, presidenta da Fundação de Teleducação do Ceará (Funtelc), mantenedora da TV Ceará.