TV Ceará amplia equipe de jornalismo, reformula jornais e consolida seu compromisso a cidadania e análise

1 de agosto de 2019 - 15:18

No ano em que comemora seus 45 anos de existência, a TV Ceará reafirma o seu compromisso com o jornalismo voltado à prestação de serviços e debate de ideias. Desde o início do ano, a emissora promoveu mudanças na equipe e no conteúdo de seu departamento de jornalismo. Isso ocorre no momento em que o Brasil atravessa uma forte polarização política e a amplificação das notícias falsas. É nesse cenário que o jornalismo com responsabilidade se faz cada vez mais necessário.

Como parte desse processo, a presidenta da Fundação de Teleducação do Estado do Ceará (FUNTELC), mantenedora da TV Ceará, Ana Cristina Cavalcante, ampliou a equipe de jornalismo da emissora. A chegada das jornalistas Lena Ximenes, na coordenação de jornalismo e Mara Cristina, na chefia de redação, teve como o objetivo fortalecer os produtos que a emissora já tinha no ar e planejar a execução de novos formatos para a TVC aproveitando a convergência com as mídias sociais.

“A TV Ceará está completando, em 2019, 45 anos. É uma jornada de imensa relevância para a sociedade cearense. Ao longo destas mais de quatro décadas, nossa emissora vem contribuindo na formação de cidadãos e cidadãs pela educação, prestação de serviços e informação. Diariamente, nós trabalhamos para ampliar ainda mais essa relação já tão próxima e afetuosa com os cearenses, por meio de uma equipe comprometida com a informação de qualidade, a análise dos fatos do cotidiano das pessoas, a orientação nas diversas questões que tomam conta da realidade brasileira, do Nordeste e do Ceará. Este é o nosso desafio permanente: a informação de qualidade, responsável, analisada e capaz de atender às necessidades do nosso público”, afirma Ana Cristina.

Os primeiros resultados já podem ser vistos na programação. O Jornal da TVC – Primeira Edição, exibido de segunda à sexta, às 11h40, foi ampliado em cinco minutos e conta agora com o quadro de entrevistas “Programe-se”, sempre às sextas, com as atrações culturais do nosso estado. O Jornal da TVC – Segunda Edição, exibido de segunda à sexta, às 18h30, ampliou seu foco de cobertura com quadros temáticos como “Universidade é Comunidade” e “Análise de Fato”, fortalecendo a análise e a diversidade de ideias sobre os principais temas do país.

A apresentadora Carla Soraya passa a fazer parte do time de profissionais da emissora. Com larga experiência em televisão e passagem pelos principais veículos do estado, ela retorna ao veículo em que iniciou a carreira como estagiária. Além de um programa na TVC, Carla também se integra à redação de jornalismo.

Programação regional e projetos

Dentro das mudanças na TV Ceará, a jornalista Henriette de Salvi, que até abril deste ano coordenava o jornalismo, assumiu a direção de programação. A proposta é que a grade local seja ampliada e as atrações já consolidadas da emissora continuem abrindo espaço para cidadania, análise, cultura popular, música e diversas manifestações culturais do nosso estado.

Também foi criada a Coordenadoria de Projetos Institucionais, sob o comando da jornalista Ana Martins. A área desenvolve programas e projetos exibindo ações e serviços voltados à sociedade em temas variados como: meio ambiente, mulheres, economia, saúde, educação, entre outros.

Convergência de mídias

Em uma época em que as redes sociais ganham protagonismo nos corações e mentes das pessoas, a TVC sabe da importância de estar presente em todas as plataformas digitais. Entre os principais desafios dessa convergência, ampliar a presença digital da emissora e oferecer ao público o acesso aos conteúdos dos programas onde quer que ele esteja.

O canal no YouTube da emissora tem disponibilizado a íntegra dos programas e as reportagens do jornalismo do canal. No Instagram e Facebook é possível acompanhar os bastidores e as novidades da TVC. Emílio Moreno, coordenador de redes sociais destaca que o consumo on demand de conteúdo já é uma realidade e é cada vez mais importante ampliar essa oferta ao público.

Cada vez mais sotaque na TVC

Em abril, TV Ceará participou em Salvador do I Encontro das TVs Públicas do Nordeste (gestão 2019 – 2022). O objetivo principal foi estabelecer parcerias entre as emissoras públicas estaduais do Nordeste com o objetivo de promover o intercâmbio de conteúdos e fortalecer a comunicação pública. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Ceará e Alagoas, Paraíba e Maranhão.

Durante a reunião, foram apresentadas possibilidades de intercâmbios de programas e de coberturas especiais conjuntas. Para além da troca de conteúdos, o evento também destacou a importância de parcerias com veículos públicos de outros países. O financiamento das emissoras, a ampliação do sinal digital, a exibição de conteúdos de festivais nordestinos de audiovisual, as redes sociais e as rádios públicas estaduais nordestinas também foram discutidos.

Inscreva-se no nosso canal. TVC. Você aqui.

Siga-nos no Facebook:

Siga-nos no Instagram: