TV Ceará discute cooperação entre emissoras públicas do Nordeste

17 de abril de 2019 - 14:56 # # # #

Com o propósito de estabelecer parcerias e promover o intercâmbio de conteúdos e entre as TVs e rádios públicas do Nordeste, representantes dos veículos da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Ceará e Alagoas, Paraíba e Maranhão estiveram reunidos em Salvador.

O encontro é um desdobramento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), criado em março, em São Luís, e que elegeu o governador da Bahia Rui Costa como primeiro presidente.

O objetivo é defender os interesses do Nordeste e implementar ações integradas dos estados em diversas áreas, como a comunicação pública, tema que foi incorporado na carta de fundação do consórcio.

A presidenta da TV Ceará, Ana Cristina Cavalcante destacou como positiva a oportunidade de integração e cooperação mútua entre os veículos da região. “É o momento de traçar parcerias e colaboração, mas também de troca de experiências e resultados. Todos saem ganhando.”

Durante o encontro foram apresentadas possibilidades de intercâmbios de programas e de coberturas especiais conjuntas, como o período junino. Além de promover a troca de conteúdos entre as emissoras do Nordeste, o encontro também destacou a importância de parcerias com as emissoras públicas de países estrangeiros.

O financiamento das emissoras, a ampliação do sinal digital, a exibição de conteúdos de festivais nordestinos de audiovisual, as redes sociais e as rádios públicas estaduais nordestinas também foram temas do I Encontro das TVs Públicas do Nordeste (Gestão 2019 – 2022).

O encontro aprovou ainda uma carta com temas prioritários e definiu um calendário anual de reuniões, sendo a próxima no Recife.