Governo do Ceará realiza acolhida de mais de mil residentes em saúde
7 de março de 2025 - 10:13
O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (6), da Solenidade de Acolhimento aos novos residentes da rede de saúde. Acompanhado pela secretaria da Saúde, Tânia Mara Coelho, destacou a importância da entrega de um trabalho responsável e dedicado a população que mais precisa.
“Nós temos uma rede grande, mas essa rede pública tem que ser grande e de excelência, tem que ser grande e humanizada para o nosso povo. É esse trabalho que vocês irão fazer, o trabalho que fará a diferença em cada unidade que vão trabalhar. É no olhar, no carinho e na dedicação que vocês vão dar a cada pessoa que chegar que realmente estará a diferença”, pontuou o governador.
Com a maior Residência Multiprofissional do Brasil, e investimentos de, aproximadamente, R$ 25 milhões por ano, o governador ainda ressaltou a importância estratégica desse programa para o processo de interiorização da rede de saúde pública do Ceará. “Hoje, nós iniciamos um processo muito importante para a saúde pública do Ceará, que são 1.006 profissionais, residentes médicos e multiprofissionais, que vão fazer uma residência de dois anos nas nossas unidades, em 30 municípios, e temos a expectativa que parte deles possam permanecer nas regiões onde vão atuar”.
O evento reuniu cerca de mil profissionais aprovados nos programas da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) via Exame Nacional de Residência (Enare), considerado uma atividade obrigatória aos discentes. Atualmente, os programas de formação da ESP/CE são executados em 13 hospitais e um centro de referência da Sesa, além dos campos de prática municipais, distribuídos em 30 cidades.