Museu de Arte Contemporânea do Ceará promove curso gratuito sobre ética em conservação e restauração

13 de março de 2024 - 18:11 # # #

Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto e Foto

@luizalvesartefoto

Até esta sexta-feira (15), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), museu que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, recebe inscrições para o curso gratuito de “Conservação e Restauração: a ética em questão”, que será ministrado pelo arquiteto, urbanista e professor Frederico Barros. Nos encontros, que acontecerão nos dias 26, 27, 28 de março e no dia 6 de abril de 2024, na Sala Experimental do Núcleo Educativo do Museu, será pensada a relação entre a arte, a arquitetura e a importância de se manterem vivas as obras dos mestres que já se foram e que demarcaram momentos importantes de nossa cidade. As inscrições podem ser feitas pelo formulário bit.ly/cursoconservaçãoerestauromacce. A participação é limitada a pessoas com idade a partir de 18 anos, limitadas a 30 vagas.

Além de compartilhar sua vasta trajetória e experiências, o professor também abordará temas como conservação, restauração e preservação de algumas das obras de arte da cidade de Fortaleza, a ética aplicada ao patrimônio cultural, a pátina como testemunho histórico e a contemporaneidade como testemunho do presente.

A lista de inscritos confirmados será publicada no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) no próximo dia 18 de março (segunda-feira).

Cronograma

Dia 26/03 (terça-feira)
18h às 21h – Conceitos e aspectos históricos sobre conservação, restauração e preservação
Aula teórica no MAC-CE

Dia 27/03 (quarta-feira)
18h às 21h – Conceitos e aspectos filosóficos sobre patrimônio histórico, cultura, ética e moral e a ética aplicada na preservação de bens culturais
Aula teórica no MAC-CE

Dia 28/03 (quinta-feira)
18h às 21h – Conceitos sobre a relação da pátina com o tempo enquanto testemunho histórico, a contemporaneidade como testemunho do presente e as correlações entre a obra de arte, a arquitetura e a cidade
Aula teórica no MAC-CE

Dia 06/04 (sábado)
9h às 12h – Relação entre os conceitos estudados com a realização do trabalho realizado em algumas obras do local pelo professor Frederico Barros
Visita de campo à Praça dos Mártires (Passeio Público)

Sobre o ministrante

Frederico Barros (@f.restauroce) é arquiteto formado pela UFC desde 1982, ilustrador e especialista em restauração de bens culturais móveis formado pelo Centro de Conservação e Restauração (CECOR), da Escola de Belas Artes da UFMG desde 1986. Trabalhou na restauração das pinturas de Manoel Costa Athayde no forro e nártex da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto MG em 1987 e realizou diversos cursos de restauração em Fortaleza nos programa Comunidade Solidária de Ruthe Cardoso e Escola de Artes e Ofícios do IDM. Também atuou como professor do curso de design de interiores e arquitetura da Universidade Estácio de 2002 a 2019 (nas disciplinas de desenho e técnicas retrospectivas), criou e coordenou o ateliê de restauração para a tela de N Sra. Do Carmo na igreja de mesmo nome, em Fortaleza, e coordenou a equipe de restauração das pinturas artísticas do TJA em 1991. Além disso, foi o responsável pela restauração da Fonte das Nereidas da Praça Murilo Borges, das estátuas do Passeio Público e do painel em pastilhas da 10ª região militar, atuando também como consultor para a restauração das fachadas da Sefaz 1 e de seus elementos artísticos.

Sobre o Museu

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) é um museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço: Conservação e Restauração: a ética em questão
Data: 26, 27, 28 de março e 6 de abril de 2024
Horário: Das 18h às 21h em março e das 9h às 12h em abril
Local: Sala Experimental Educativo MAC-CE (piso térreo)
Acesso gratuito limitado a pessoas com idade a partir de 18 anos.
Inscrições até 15/03, 17h, via formulário bit.ly/cursoconservaçãoerestauromacce
30 vagas.