Av. Heráclito Graça terá novo trecho bloqueado para obras do sistema de drenagem

22 de janeiro de 2024 - 18:19

A partir desta segunda-feira (22/01), a Av. Heráclito Graça terá mais um trecho bloqueado, compreendido entre as ruas João Cordeiro e Antônio Augusto, para dar continuidade às obras do novo sistema de drenagem na região. Esse novo bloqueio estende a interdição previamente implantada na via.

Os motoristas que transitam na área devem seguir as rotas alternativas recomendadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), conforme indicado pelas placas de sinalização ao longo da avenida. Agentes da AMC estarão presentes para oferecer suporte operacional e orientar os motoristas.

O bloqueio é necessário para a realização da demolição do pavimento asfáltico, escavação e instalação das estacas de contenção do reservatório subterrâneo que será construído na avenida.

As intervenções abrangem três faixas de tráfego e o canteiro central da avenida. Um acesso local foi destinado aos lojistas da região, com a construção de uma via de passagem, além da liberação de uma das faixas de tráfego no sentido Centro/Aldeota para permitir a circulação até os imóveis.

Os trabalhos devem durar 11 meses, prazo final da obra. Durante esse período, outros trechos da avenida poderão ser interditados conforme o avanço das obras.

Mudanças no Trânsito

Com a nova fase das obras, a Av. Heráclito Graça ficará interditada em ambos os sentidos no trecho entre as ruas Gonçalves Ledo e Antônio Augusto.

Condutores no sentido Aldeota/Centro devem entrar à direita na Rua Antônio Augusto, à esquerda na Rua Fiuza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita para retornar à Av. Heráclito Graça.

Aqueles que vêm do sentido Centro/Aldeota devem entrar à esquerda na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Rocha Lima, à esquerda na Rua Antônio Augusto e à direita para retornar à Av. Heráclito Graça.

Com as alterações no trânsito, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ajustará o itinerário das linhas 028 – Antônio Bezerra/Papicu/1, 816 – Edson Queiroz/Centro/1 e 701 – Parque Americano/Centro/1.

Sobre as Obras

A Prefeitura Municipal de Fortaleza deu início, em novembro de 2023, às obras de construção do novo sistema de drenagem da Av. Heráclito Graça.

O projeto inclui a implantação de um reservatório de controle de cheias sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, beneficiando os bairros Centro e Aldeota.

Com um conceito inédito na capital, o projeto envolve a construção de um reservatório subterrâneo com capacidade para armazenar 14 mil m³ de água, equivalente a 13 piscinas olímpicas. O volume será escoado gradualmente e direcionado até o riacho Pajeú. Grelhas de drenagem serão instaladas ao longo da via para auxiliar no escoamento da água pluvial, eliminando pontos de alagamento na pista causados pela obstrução e insuficiência da galeria de drenagem atual.

As obras, conduzidas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), também contemplam a substituição do pavimento asfáltico por piso intertravado, a construção de calçadas acessíveis e niveladas, além da requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por uma reforma completa. O investimento no projeto é de R$ 3,9 milhões, com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano.