Postos de saúde de Fortaleza realizam mutirão de vacinação contra covid-19 e influenza

1 de dezembro de 2023 - 15:22

Neste sábado, 02, Fortaleza realizará um mutirão de vacinação contra covid-19 e influenza. Serão 14 postos em funcionamento de 8h às 16h30, nas seis coordenadorias regionais de saúde da Capital, para garantir a vacinação da população.

Confira abaixo a relação completa dos postos:

REGIONAL DE SAÚDE I
Posto de Saúde Paulo Melo (Rua Bernardo Porto, 497 – Monte Castelo)
Posto de Saúde Casemiro Filho (Av. Francisco Sá, 6449 – Barra do Ceará)

REGIONAL DE SAÚDE II
Posto de Saúde Célio Brasil Girão (Rua Professor Henrique Firmeza, 82 – Cais do Porto)
Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)

REGIONAL DE SAÚDE III
Posto de Saúde Santa Liduína (Rua Professor João Bosco, 213 – Rodolfo Teófilo)
Posto de Saúde Humberto Bezerra (Rua Hugo Vítor, 51 – Antônio Bezerra)

REGIONAL DE SAÚDE IV
Posto de Saúde Turbay Barreira (Rua Gonçalo Souto, 420 – Vila União)
Posto de Saúde Antônio Ciríaco (Rua Gomes Brasil, 555 – Parangaba)

REGIONAL DE SAÚDE V
Posto de Saúde Luiza Távora (Travessa São José, 940 – Mondubim)
Posto de Saúde Fernando Diógenes (Rua Teodoro de Castro, s\n – Granja Portugal)
Posto de Saúde Siqueira (Av. Eng. Luiz Montenegro, 485 – Siqueira)

REGIONAL DE SAÚDE VI
Posto de Saúde Mattos Dourados (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)
Posto de Saúde Janival de Almeida (Rua Coelho García, 25 – Passaré)
Posto de Saúde Melo Jaborandi (Rua Trezentos Quinze – Jangurussu)

O objetivo é imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para conter o aumento de casos positivos. E também vacinar contra a influenza, em um contexto de proximidade do período chuvoso. Além destas, estarão disponíveis durante a ação as vacinas de rotina ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias.

Vacina bivalente contra covid-19

Para receber o imunizante bivalente contra a covid-19 é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina contra a covid-19, ser maior de 18 anos de idade e apresentar um documento de identificação com foto. Em casos de sintomas gripais leves, a vacinação pode ser aplicada, mas em casos graves recomenda-se esperar 30 dias após o final dos sintomas.

Desde o início da vacinação, 7.302.788 doses contra a covid-19 foram aplicadas, além de 438.811 doses da vacina bivalente.

Influenza

A vacina contra a Influenza, conhecida comumente como vacina da gripe, pode ser aplicada em todas as pessoas maiores de seis meses de idade, incluindo gestantes e idosos, e deve ser tomada anualmente.

Pessoas com sintomas gripais, como febre e coriza, devem aguardar estar totalmente saudáveis para receber o imunizante.

De janeiro a outubro deste ano, foram aplicadas 635.852 doses da vacina contra a Influenza em Fortaleza.

Vacinas disponíveis para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponíveis para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.

A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público

Mutirão de Vacinação