Festival Música na Ibiapaba abre inscrições para 800 vagas em mais de 60 oficinas presenciais

21 de junho de 2023 - 18:27 # # # #

Ascom Secult - Texto | Francisco Gustavo - Foto

Chegando a sua 18ª edição, o Festival Mi – recebe inscrições para 62 oficinas gratuitas até o dia 30 de junho

Chegando à sua maioridade, a 18ª edição do Festival Mi (Festival Música na Ibiapaba), um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, está com inscrições abertas para as oficinas a partir desta segunda-feira (19).

Ofertando mais de 60 oficinas presenciais, as inscrições são gratuitas e realizadas no Mapa Cultural do Ceará até o dia 30 de junho. Sendo um dos maiores festivais de formação musical do Brasil, o Mi é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e acontecerá de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará, com uma programação recheada de oficinas, shows e palestras.

O Festival Mi é um Evento Estruturante da Secult Ceará. Idealizado como um grande encontro de formação musical, o Mi chega à maioridade sendo uma peça fundamental do processo de interiorização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. Segundo Valéria Cordeiro, assessora de Projetos Especiais da Secult Ceará, o Festival Mi é um momento no qual se agregam várias experiências culturais, tendo a formação como motivação principal.

“Estar com professores renomados, durante uma semana, vivendo intensamente a música, proporciona aos alunos e às alunas uma experiência única. O Festival atende uma demanda crescente de formação na área da música, que se renova a cada ano, apresentando possibilidades de qualificar esses participantes para desenvolver suas carreiras artísticas. Seja na formação voltada para a excelência como instrumentista ou no campo do mercado, como técnicos em diversas áreas da musica”, destaca Valéria.

Realizado por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, equipamento focado no desenvolvimento de ações e políticas promotoras das artes e no fortalecimento da economia da cultura no Ceará, o Mi retorna em uma versão totalmente presencial, abrindo 800 vagas para estudantes em um modelo pedagógico que oferece três tipos de atividades: 45 oficinas de instrumentos, 10 práticas de grupo e 4 oficinas optativas, totalizando 62 atividades.

“O 18º Festival Mi marca a retomada do evento com força total! Após duas edições no formato online e uma edição híbrida com pouco mais de 300 alunos presenciais, iremos receber 800 estudantes na cidade de Viçosa. Em sintonia com este aumento, não foram poupados esforços para viabilizar a ampliação do quadro de professores para mais de 30, viabilizando assim a oferta de oficinas para arte-educadores, instrumentistas, cantores, maestros, produtores musicais, crianças, entre outros. É destaque desta edição ainda, a oferta de formações na área de acessibilidade cultural. Estamos muito felizes por poder colaborar com ações de planejamento pedagógico que irão contribuir com o aprimoramento de tantos músicos de nosso estado”, explica Leandro Libardi Serafim, coordenador pedagógico do 18ª Festival Mi. Assim como na edição anterior, o festival também terá atividades descentralizadas, estando no Cariri nos dias 18 e 19 de julho e no Sertão Central nos dias 20 e 21 de julho.

Acessibilidade

A Secult reconhece na cultura e nas artes a possibilidade de transformar vidas e realidades, sendo direitos básicos e vitais. E, como direito, devem atender a todas as pessoas, sendo parte intrínseca das políticas da Secretaria. Dessa forma, o Festival Mi também traz a acessibilidade para suas pautas.

Proposta pedagógica

Por meio dos diálogos e trocas de saberes, o festival busca promover a geração de novas referências, a construção de plateias e a valorização de músicos, compositores, intérpretes, técnicos, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva da música cearense e brasileira.

Confira o livreto dos cursos do Festival Mi 2023

O Mi – 18º Festival Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

Serviço

18º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba
Inscrições para oficinas: de 19 a 30 de junho de 2023
Onde: Mapa Cultural do Ceará
Gratuito