Porto Iracema das Artes realiza Oficina de Fotozine

31 de janeiro de 2023 - 11:18 # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes

Atividade faz parte da obra “Mobiliário Nômade”, integrante da exposição “Reflorestamento”

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a Oficina de Fotozine – Vida & Obra, com Carliane Capitu, integrante da exposição “Reflorestamento”, que reúne obras de diversos artistas que passaram pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola. O momento faz parte do “Mobiliário Nômade”, arte que compõe a exposição. A atividade ocorre na quinta-feira (2), das 15h às 17h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará do Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC-CE). A oficina é gratuita e aberta ao público. Pessoas interessadas devem confirmar presença enviando e-mail para artesvisuais.portoiracema@idm.org.br até dia 31/01.

Os artistas Cecília Andrade e Diego de Santos, que também integram a exposição Reflorestamento, detalham a iniciativa. “Mobiliário Nômade é uma proposta de suporte à exposição Reflorestamento (2022) que deve fluir por outras montagens e espaços expográficos. Seus dois módulos foram elaborados ao longo de encontros em que foram discutidas as possibilidades de criação de um mobiliário para acolher experiências. Trabalhos prontos, ideias, rascunhos, escritos, oficinas, conversas e qualquer proposta que expresse a natureza do processo criativo dão movimento ao mobiliário”, concluem.

Bebendo dos movimentos e revisões de padrões estabelecidos surgidos na década de 70, importantes para a difusão da cultura do “faça-você-mesmo”, a proposta da oficina é que cada pessoa pense o seu próprio ambiente a partir de um design aberto e de fácil montagem e transporte, a partir da referência de uma experiência cultural coletiva.

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais e curadora da exposição Reflorestamento, Aline Albuquerque, explica a dinâmica da atividade. “A oficina de fanzine mediada por Carliane Menezes será a primeira ativação do Mobiliário Nômade na Exposição “Reflorestamento”. Juntes iremos entender como se dará essa proposição em conversa com os trabalhos expostos. É uma experiência nova que pretende movimentar a exposição e trazer o fazer manual para o espaço expográfico”, diz.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Sobre a exposição

A exposição conta com a curadoria de Aline Albuquerque e Lucas Dilacerda. Reunindo 79 obras de 84 artistas que tiveram passagem pelo Laboratório de Artes Visuais da Escola, “Reflorestamento” celebra a potência criativa dos artistas visuais cearenses que passaram pela formação ao longo dos 10 anos do programa Laboratórios de Criação.

Carliane Capitu

Carliane Capitu, zineira há 10 anos, está filósofa, educadora, performeira, produtora cultural e fotógrafa. A produção mais recente foi nos curtas: “Delphine” e “Sereia do Sertão”. É co-fundadora do coletivo de literatura “Transfabuladores”, integra o coletivo de artistas visuais “Sol para mulheres” e o coletivo “Sarau da Taíba.

A escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Oficina de Fotozine – Vida & Obra”, com Carliane Capitu
Quando: quinta-feira, 2 de fevereiro, das 15h às 17h
Onde: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Inscrições: Pelo e-mail artesvisuais.portoiracema@idm.org.br até dia 31/01
Vagas: 15 vagas
Gratuito e aberto ao público