Pesquisadores da Uece são contemplados com bolsa sênior do CNPq

24 de janeiro de 2023 - 15:54 # # # #

Ascom Uece

Os professores Manassés Claudino Fonteles e Sofia Lerche Vieira, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foram recentemente contemplados com Bolsa Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram 54 Projetos aprovados no Brasil, destes, apenas seis no Nordeste, sendo dois da Uece. Resultado muito importante para ciência brasileira.

O tema do projeto do professor Manassés Fonteles é “Potencial Antihipertensivo e Mecanismos dos Efeitos Diuréticos e Natriuréticos do Pinitol em Ratos Espontaneamente Hipertensos (SHR) e Hipertensos Doca/Sal. O título do projeto da professora Sofia Lerche Vieira é “Política Educacional no Ceará: igualdade de condições para o acesso e permanência na Escola”.

Para o professor Manassés, “primeiramente, representa o reconhecimento do trabalho na área do fisiopatológico renal, sobretudo no que tange à descoberta de novas metodologias para transplante renal. Segundo, pela complementação de uma pesquisa de longas datas que demonstra a resiliência do pesquisador nessa área tão importante”.

Segundo a professora Sofia Lerche, “ter um projeto selecionado em uma chamada para pesquisador sênior é uma alegria, uma honra e uma responsabilidade. Estou muito feliz”. Sofia é professora titular aposentada e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (CED/Uece).

O objetivo da chamada é reconhecer e valorizar pesquisador que se destaque entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação, apresentando produção científica e/ou tecnológica de relevância, pela concessão de bolsas de Produtividade Sênior (PQ-Sr), bolsas de mais alto nível do CNPq, destinada a pesquisadores de destaque em suas áreas. Atualmente são cerca de 15 mil bolsistas.

São objetivos da chamada

a) Valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento;

b) Incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade;

c) Selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.