Vacinação de crianças e adolescentes: período escolar exige atenção redobrada de pais e responsáveis

3 de janeiro de 2023 - 11:10 # # #

Ascom Sesa - Evelyn Barreto - Texto | Letícia Maria - Arte gráfica

O início do ano demanda atenção especial de pais e responsáveis legais por crianças e adolescentes. É neste período, por exemplo, que ocorre a retomada das atividades escolares, momento oportuno para colocar a vacinação dos menores de idade em dia. A atualização da caderneta, estratégia mais eficaz para evitar doenças preveníveis, é obrigatória nos atos de matrícula e rematrícula de estudantes de até 18 anos.

“Você que é pai, mãe ou responsável, na oportunidade do período que estarão organizando as documentações de seus filhos para realizar a matrícula na escola, verifique também a caderneta de vacinação, apresentando-a à instituição de ensino. Só assim você conseguirá comprovar que a pessoa que tanto ama está protegida”, indica Ana Rita Cardoso, orientadora da Célula de Imunização (Cemun) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Confira aqui as coberturas vacinais no Ceará

Para Cardoso, quanto mais cedo for iniciada a imunização na infância, menor será a chance de adoecimento, de desenvolvimento de complicações e de óbitos. As vacinas foram responsáveis, nas últimas décadas, pela redução da mortalidade infantil, de hospitalizações e de incapacidades em crianças, perfil com maior vulnerabilidade.

A imunização individual reduz a transmissibilidade de doenças e ajuda na proteção coletiva. Pela capilaridade territorial, as escolas tornam-se estratégicas no avanço da vacinação. “Além do vínculo com a população, a instituição de ensino é onde se possibilita uma abordagem mais ampla sobre saúde e no combate a doenças, com orientações e sensibilização de famílias quanto à importância de manter a caderneta vacinal em dia”, diz Ana Rita Cardoso.

Obrigatoriedade da vacinação

No Ceará, desde julho de 2019, a Lei Nº 16.929 institui a obrigatoriedade na apresentação da carteira de vacinação atualizada nas instituições públicas e privadas de educação infantil ou de ensino médio.

A ausência do item não será impeditivo para a realização da inscrição. As escolas, no entanto, deverão acompanhar e verificar os documentos dos estudantes em um prazo de até 30 dias. Depois, se a medida não for cumprida, caberá à unidade escolar entrar em contato com as instituições estabelecidas em lei.

Pandemia e a baixa cobertura vacinal

A pandemia de covid-19 acentuou a queda de vacinação no Brasil. O cenário de baixa cobertura exige uma estratégia de resgate de não-vacinados, especialmente crianças e adolescentes. “No cenário epidemiológico apresentado mundialmente, a função da vacina é proteger a população contra uma infecção mais grave, evitando a sobrecarga de unidades de saúde e, principalmente, a ocorrência de óbitos”, sublinha.

Calendário de vacinação

Doenças como sarampo, gripe e hepatites do tipo A e B, por exemplo, são evitadas a partir dos imunobiológicos.

Confira aqui o calendário de vacinação