Comitê mantém recomendação de uso de máscaras em locais fechados ou com aglomerações

5 de dezembro de 2022 - 09:28

A governadora Izolda Cela comunicou, na tarde desta sexta-feira (2), por meio de suas redes sociais, a permanência da recomendação do uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração, diante do cenário atual da covid-19 no estado. A decisão foi tomada durante a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, nesta manhã.

“Os dados da Secretaria da Saúde apontam estabilidade na positividade de casos da covid. Ou seja, o crescimento observado nas últimas semanas entrou em modo platô. Mesmo assim, diante do cenário atual, que exige prudência, o comitê segue recomendando uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração, assim como nos transportes coletivos”, informou a governadora Izolda Cela, por meio das redes sociais.

Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de incentivar a adesão ao esquema vacinal completo para deter qualquer cenário de agravamento da doença. “[O Comitê] Também orienta nossa população a completar o esquema vacinal contra a Covid, com as devidas doses de reforço, que são fundamentais”, enfatizou a governadora. De acordo com Vacinômetro, ferramenta gerida pela Secretaria da Saúde (Sesa), no Ceará já foram aplicadas mais de 23,5 milhões de doses da vacina.

O Governo do Ceará também recomenda que, diante de sintomas gripais, mesmo sem a comprovação de positividade, seja feito o uso de máscara e a busca de uma unidade de saúde para realizar a testagem e cumprir o isolamento adequadamente.