Fortaleza fará repescagem de vacinação infantil neste fim de semana

17 de fevereiro de 2022 - 18:14 # # # #

Neste fim de semana, 19 e 20, a Prefeitura de Fortaleza realiza a 5ª repescagem da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. No sábado, a repescagem ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, de 9h às 17h, e em mais 25 postos de saúde da Capital, de 9h às 16h. Já no domingo, o atendimento será no Centro de Eventos, de 9h às 17h.

De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado nesta segunda-feira, 14, aproximadamente 100 mil crianças já receberam a primeira dose, entre as marcas Pfizer e CoronaVac. Desde o início da vacinação infantil, foram agendadas 155.017 crianças, o que representa uma taxa de abstenção de 35,5%.

Documentos necessários

Para as crianças, no ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial e original de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação e comprovante de endereço atualizado.

Os pacientes assistidos na Rede de Atenção Primária do Município (postos de saúde) e Psicossocial (CAPS) de Fortaleza podem apresentar a cópia impressa do Registro Eletrônico de Atendimento, com a estratificação de risco caracterizando a presença da comorbidade ou deficiência da criança.

Síndrome gripal

A Prefeitura reforça que a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19 segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e o Ministério da Saúde (MS).

Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Cadastro de crianças

O cadastro está disponível no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Esta etapa é obrigatória para o agendamento para imunização em Fortaleza. Nele, é obrigatório apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Esse pode ser verificado no ConecteSUS, no aplicativo Mais Saúde, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua. O cadastro é efetivado somente após a confirmação no email.

Caso a criança não tenha nenhum registro do cartão nacional, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, para emissão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

Locais de atendimento repescagem infantil:

Sábado (19/02)

9h às 17h – Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
9h às 16h – 25 postos de saúde

Regional de Saúde I
Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
Guiomar Arruda (Rua Gal Costa Matos, 06 – Pirambu)
Lineu Jucá (Rua Vila Velha, 101 – Barra do Ceará)
Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)

Regional de Saúde II
Aida Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
Irmã Hercília Aragão (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)