Vacinação contra Covid-19 para crianças terá repescagem no fim de semana

4 de fevereiro de 2022 - 11:00 # #

Neste fim de semana (05 e 06/02), as crianças de 5 a 11 anos que perderam o agendamento da vacina contra a Covid-19 terão uma nova oportunidade de receber o imunobiológico. No sábado, a repescagem ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, de 9h às 17h, e em mais 21 postos de saúde da Capital, de 9h às 16h. Já no domingo, o atendimento será no Centro de Eventos, de 9h às 17h.

Além da repescagem, o Município atenderá também, ao longo do fim de semana, novos agendamentos para o público infantil. As listas com a relação dos agendados estão disponíveis no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. É possível, ainda, realizar a consulta no site https://vacineja.sms.fortaleza.ce.gov.br.

“Na primeira repescagem, abrimos quatro postos para atender este público. Na segunda, abrimos dez. Agora, na terceira, estamos mais do que dobrando a quantidade de postos, com o objetivo de facilitar o acesso da população e dar maior celeridade à vacinação das crianças”, afirma Ana Estela Leite, titular da Saúde de Fortaleza.

Nos locais de vacinação, a vacina ofertada será da marca Pfizer, aprovada para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Documentos necessários

No ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial e original de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação, além de comprovante de residência.

Crianças com comorbidades ou deficiências permanentes: terão que apresentar, além dos documentos de identificação, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a priorização da vacina. Será necessário levar a cópia do documento comprobatório da comorbidade ou deficiência permanente para ser entregue aos vacinadores no ato da aplicação.

Os pacientes assistidos na Rede de Atenção Primária do Município (postos de saúde) e Psicossocial (CAPS) de Fortaleza podem apresentar a cópia impressa do Registro Eletrônico de Atendimento, com a estratificação de risco caracterizando a presença da comorbidade ou deficiência da criança.

Síndrome gripal

A Prefeitura de Fortaleza reforça que a aplicação da vacinação em crianças que estão positivadas com Covid-19 segue a mesma recomendação do público adulto, conforme a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e o Ministério da Saúde (MS).

Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Cadastro de crianças

O cadastro está disponível no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), etapa obrigatória para o agendamento para imunização em Fortaleza. Nele, é obrigatório apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Esse pode ser verificado no ConecteSUS, no aplicativo Mais Saúde, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua. O cadastro é efetivado somente após a confirmação no email.

Caso a criança não tenha nenhum registro do cartão nacional, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, para emissão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

Locais de atendimento repescagem infantil:

Sábado (05/02)

9h às 17h – Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
9h às 16h – 21 postos de saúde

Regional de Saúde I

Posto de Saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
Posto de Saúde Francisco Domingos da Silva (Avenida Castelo Branco, 4707 – Barra do Ceará)
Posto de Saúde Guiomar Arruda (R. Costa Matos, 6 – Pirambu)
Posto de Saúde Dr. Zenirton Pereira da Silva (R. José Roberto Sáles, 475 – Barra do Ceará)

Regional de Saúde II

Posto de Saúde Aida Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)