Indígenas realizam 25ª Assembleia dos Povos Indígenas

17 de novembro de 2021 - 16:13 # #


Depois de um ano impedidos de se reunir, pelas condições sanitárias de enfrentamento à Covid-19, os povos indígenas das 15 etnias cearenses se reencontraram na manhã desta terça-feira (16), no primeiro dia da 25ª Assembleia dos Povos Indígenas do Ceará, no território Pitaguary, em Maracanaú.

O encontro foi, para eles, um retorno ao abraço e marcou a celebração aos seus ancestrais e a luta permanente pela terra. Foi nesse cenário que os indígenas cearenses conheceram a campanha Ceará sem Racismo – Respeite a minha história, reforce a minha luta, reconheça a minha tradição, lançada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

A campanha reúne cinco lideranças indígenas cearenses em banners, folders e mapa que apresenta todas as etnias cearenses e fala sobre a localização desses povos no território do Estado. Ilustram a campanha Cacique Pequena, da etnia Jenipapo-Kanindé; Cacique Sotero, da etnia Kanindé; Luiza Tabajara, da etnia Tabajara; Pajé Raimunda, da etnia Tapeba; e Pajé Barbosa, da etnia Pitaguary.

Assista à matéria completa:

Acompanhe a TVC nas redes sociais.