#OutubroRosa: ICC inicia campanha de prevenção e autocuidado

5 de outubro de 2021 - 09:22 # # # # # #

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama. De acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer, o Brasil tem 625 mil novos casos de câncer por ano.

O país registra sete novos casos de câncer de mama por hora. A doença foi agravada durante a pandemia da Covid-19. No Ceará, cerca de 2.555 pacientes deixaram de fazer radioterapia segundo dados do Hospital Haroldo Juaçaba.

Com a mamografia, nós conseguimos atingir e antecipar o diagnóstico em vários anos. O nódulo, para ser palpável, tem que ter pelo menos um centímetro. A mamografia já detecta lesões de um a três milímetros. Ou seja, dois ou três anos antes da doença se manifestar.” afirma o mastologista Antônio de Pádua.

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e autocuidado com a saúde, o Instituto de Câncer do Ceará (ICC) deu início à campanha Outubro Rosa. Neste ano, o tema é “Compartilhe e Leve o Cuidado Adiante”. Ao longo do mês, serão realizadas lives semanais, palestras e diferentes ações para ajudar a salvar vidas.

Assista à matéria completa:

Acompanhe a TVC nas redes sociais.