Escolas já podem receber 100% dos alunos em aulas presenciais

21 de setembro de 2021 - 09:51 # # # #

A partir desta segunda-feira, 20, as escolas públicas e privadas podem voltar a funcionar com 100% dos alunos presenciais. No entanto, a opção de ensino remoto deve ser mantida para os estudantes que assim desejarem. A flexibilização foi publicada no novo decreto estadual de combate à pandemia de Covid-19.

Nossa equipe foi até uma escola para mostrar esse retorno. As orientações de distanciamento social, higienização das mãos e a obrigatoriedade do uso de máscara estão por toda parte. Confira a reportagem:

Para garantir o retorno seguro, a Secretaria da Saúde do Ceará divulgou um protocolo setorial atualizado para a retomada das atividades escolares. O documento reforça os seguintes pontos:

• Uso de máscaras por todos;

• Higienização frequente das mãos;

• Preservação do distanciamento social – organização na entrada e saída dos alunos;

• Ventilação adequada nas salas de aula;

• Desinfecção dos ambientes, utensílios e equipamentos com produtos regulamentados pelo órgão competente.

Diferente das escolas particulares, na rede pública municipal de ensino o retorno das aulas presenciais segue um cronograma de rodízio entre os estudantes e vem acontecendo desde o último dia 08. Nesta segunda-feira, 20, por exemplo, começou a Fase 3, com retorno do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos. A previsão é que até o fim de setembro todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental retornem às aulas presenciais.

A Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas estaduais que optarem pelo formato híbrido têm autonomia para promover esta medida. Das 731 escolas estaduais, 483 retornaram neste modelo, que abrange aulas remotas e presenciais. Cada escola deve observar a capacidade máxima por sala para respeitar o distanciamento, os limites de ocupação e as demais medidas sanitárias previstas no Protocolo Geral e Setorial.

Compartilhe e siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD