Matrícula para novatos nos CCI tem início nesta segunda (15) para o semestre 2024.1

15 de janeiro de 2024 - 17:07

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (15), as matrículas para estudantes novatos nos Centros Cearenses de Idiomas (CCI). As vagas são destinadas, preferencialmente, a alunos da 1ª série do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual de ensino que desejem aprender de forma gratuita as línguas inglesa, espanhola e francesa.

As pré-matrículas serão realizadas de forma on-line, por meio de questionário disponível nos endereços abaixo. O processo de matrícula ocorrerá entre os dias 15 de janeiro e 2 de fevereiro próximo, e as aulas do semestre 2024.1 serão iniciadas no dia 5 de fevereiro.

Confira a lista das unidades CCI com os links de pré-matrícula, escolas atendidas e e-mails. Alunos que tenham interesse nas unidades que não apresentam link de pré-matrícula deverão procurar a secretaria de sua escola.

Atualmente, são 22 Centros Cearenses de Idiomas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Aracati, Baturité, Camocim, Cascavel, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas, Crateús, Paracuru e Tianguá. Juntas, as unidades podem atender mais de 12 mil estudantes. Todas as unidades ofertam os cursos de Inglês e Espanhol, sendo que as sedes do Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, além de Itapipoca e Juazeiro do Norte, oferecem também o curso de Francês.

Metodologia

A orientação pedagógica dos CCI tem base na abordagem comunicativa, com a integração das quatro habilidades da língua: acuidade auditiva, oralidade, leitura e escrita. Os cursos de Inglês e Espanhol têm duração de até 3 anos, organizados em seis módulos semestrais, com 60 horas-aula cada, totalizando 360h. Os cursos de Francês têm duração de até 1 ano e meio, organizados em três módulos semestrais, com 60 horas-aula cada, totalizando 180h. A certificação pode ser feita após a conclusão de cada módulo ou do conjunto de módulos.