Casa de Cuidados do Ceará é iniciativa inédita para reabilitação de pacientes com Covid-19

17 de junho de 2021 - 13:43 # # # # #

O Ceará vai contar, a partir da próxima semana, com mais um equipamento para fortalecer o combate à pandemia de Covid-19.

A Casa de Cuidados do Ceará, com está sendo chamada, vai receber e reabilitar pacientes que se recuperam do novo coronavírus e vai funcionar no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza.

Com um ambiente ventilado e arborizado, quartos confortáveis e bem estruturados, o Hotel Recanto do Uirapuru, próximo à Arena Castelão, vai se transformar temporariamente na Casa de Cuidados de Ceará. Lá, os pacientes recuperados da Covid-19 vão ter um momento de transição antes de voltarem para suas casas. E para isso, além da estrutura física, eles vão contar com uma equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde.

O governador Camilo Santana visitou o local e transmitiu o momento através de uma live nas rede sociais. Camilo reforça que o estado não tem medido esforços para acolher os cearenses da melhor forma possível.

“É uma ação pioneira. Acho que nós não conhecemos uma ação desse porte de nenhum outro estado”, completa o governador ao dizer que a iniciativa é única no Brasil.

Os 107 quartos do hotel irão se transformar em 130 leitos de recuperação e serão exclusivos para os novos hóspedes. Desta forma, o equipamento vai permitir liberar vagas em hospitais com maior fluidez.

A parceria aconteceu depois de um chamamento público do Governo do Estado e da Secretária da Saúde do Estado (Sesa), inspirada nas casas de recuperação localizadas na Suíça. Silvia Sousa é diretora do hotel e explica que o equipamento conta com uma estrutura que favorece o processo de reabilitação.

Em paralelo, a rede privada de saúde também está dando sinais de que os números da pandemia estão desacelerando. Exemplo disso é o Hospital de Campanha da Unimed Fortaleza que foi desativado após zerar internações por Covid-19. Apesar da novidade, os médicos continuam em alerta para evitar uma 3ª onda da doença.

Confira a matéria completa pelo Jornal da TVC, disponível em nosso canal no Youtube.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara