Há 28 anos a Casa de Vovó Dedé muda a vida de jovens da Barra do Ceará e Grande Pirambu

12 de maio de 2021 - 10:43 # # # # # # #

Mais de 1.500 crianças e adolescentes são beneficiados pela instituição atualmente.

Um projeto que por várias décadas vem mudando a realidade de crianças e adolescentes que vivem na Barra do Ceará e no Grande Pirambu por meio da música, a Casa de Vovó Dedé é um espaço que dá palco para os sonhos.

O som que toca pelos corredores dessa instituição sinaliza o talento de jovens da periferia de Fortaleza. Há 28 anos a Casa de Vovó Dedé oferece apoio às comunidades, dando uma nova perspectiva à juventude.

Jovens que estão num “limbo” entre o ensino médio e a faculdade, conhecidos também como geração “neném” (não estudam nem trabalham) são o público prioritário da Casa. O coordenador da instituição, Jonab Fernandes explica que muitas vezes esses jovens, por não terem uma dessas ocupações, correm o risco de caírem na criminalidade. Logo, a Casa de Vovó Dedé tem o objetivo de reparar esse sistema e oferecer uma formação técnica de curto prazo a essa juventude socialmente vulnerável.

Elielton Andrade é um dos jovens que encontram neste espaço uma oportunidade para crescer, tanto que, atualmente, o se tornou apresentador de um dos programas da Casa.

“Todas as pessoas que entram na casa percebem o tamanho de oportunidades que tem. Não só na questão de estrutura mas é a vivência que a casa nos dá, as oportunidades, a visão que aumenta na gente. A gente percebe que tem algo a mais que a gente consegue trabalhar dentro de nós”, completa o estudante.

A Casa de Vovó Dedé iniciou em 1993 com aulas de piano, mas esse instrumento foi pequeno para comportar o tamanho da vontade de fazer a diferença. Por isso, foi crescendo e hoje mais de 1.500 crianças e adolescentes são beneficiadas com a instituição, que oferece desde aulas de música até capacita a tecnologia e audiovisual. Atualmente, a Casa de Vovó Dedé é uma das ONGs beneficiadas pelo programa “Sua nota tem valor” do Governo do Estado do Ceará.

Outras pessoas também podem ajudar a manter a instituição, basta realizar um cadastro por meio da Sua Nota Tem Valor para contribuir com o funcionamento da casa. Cadastrando o CPF ao fazer compras e escolhendo a ONG como instituição beneficiada, automaticamente você ajuda mais jovens a conseguirem sonhar com um futuro melhor.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD