Vacinação contra a gripe acontece em paralelo à vacinação contra a Covid-19; confira as orientações

14 de abril de 2021 - 12:24 # # # # # # #

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início na última segunda-feira, 12 de Abril.

Ao todo, 90 mil doses do imunizante serão distribuídas por 116 postos de saúde para crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da área da saúde, público-alvo dessa primeira etapa da campanha.

A campanha de vacinação contra a gripe é também uma importante medida de combate a pandemia, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a consequente sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a imunização reduz os sintomas que podem ser facilmente confundidos com os da Covid-19.

A campanha de vacinação contra a gripe no Ceará acontece em paralelo à vacinação contra a Covid-19. Vale lembrar que para quem for infectado, assim como para aqueles que já foram imunizados com a primeira ou com as duas doses da vacina contra a Covid-19, é preciso dar um intervalo de tempo entre a vacina da Covid-19 e a da gripe.

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária Epidemiológica (SMS) orienta não tomar as duas vacinas juntas e a fazer um intervalo de pelo menos 14 dias entre uma vacinação e outra. A SMS destaca que a prioridade no momento é a vacinação contra a Covid-19.

“Se está no seu momento de se vacinar contra a Covid-19, mas também está no momento de se vacinar contra a gripe, dê prioridade a vacinação contra a Covid-19. Depois espera 14 dias e faz a sua vacinação contra a gripe”, orienta Ricristhi Gonçalves, coordenadora da SMS.

Confira o calendário de vacinação contra a gripe:

1ª fase: de 12/04 até 10/05 acontece a vacinação para crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

2ª fase: de 11/05 até 08/06 acontece a vacinação para idosos com 60 anos ou mais e professores.

3ª fase: de 09/06 até 09/07 acontece a vacinação para portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD