Tartaruga marinha é encontrada na Praia do Futuro e resgatada pela Semace

31 de março de 2021 - 12:33 # # # #

Texto: Ana Luzia Brito - Ascom Semace

A equipe de fiscalização ambiental da autarquia transportou o animal na tarde desta terça-feira (30) até o Projeto Cetáceos, no Rio Grande do Norte.

Uma tartaruga marinha foi localizada ainda com vida na manhã desta terça-feira, na Praia do Futuro. A Tartaruga-de-pente, conforme espécie identificada, foi resgatada por um surfista, e levada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), para o Projeto Cetáceos da Costa Branca, localizado no Rio Grande do Norte, onde deverá receber cuidados especiais.

A Superintendência ficou ciente do fato através de uma técnica da Secretaria de Meio Ambiente, que contactou o setor de Fauna da autarquia, informando sobre o animal. Na ocasião, uma médica veterinária voluntária se prontificou em ir até a casa do surfista para resgatar o animal, posteriormente, levando-o até sua residência para prestar os primeiros cuidados. “Pegamos o contato da cidadã, e fomos até sua residência resgatar a tartaruga, seguindo em direção ao Cetáceos, em Areia Branca-RN”, informou o fiscal ambiental da autarquia, Roberto Cavalcante.

O animal, de porte pequeno, foi transportado no carro da Superintendência, sob cuidados do agente ambiental do órgão. “No Cetáceos, ele receberá toda assistência oferecida pela equipe do projeto, podendo retornar em breve – após ser analisada sua condição vital – ao seu habitat natural posteriormente”, destaca Roberto.

A Tartaruga-de-pente ou Tartaruga-legítima, cujo nome científico é conhecido por Eretmochelys imbricata, é considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas, e está distribuída entre mares tropicais e por vezes subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

E você também pode ajudar no resgate. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisada à Semace pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.

Veja mais no Repórter TVC desta terça-feira (31):

Siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD