Hospital Leonardo da Vinci ganha nova ala com 23 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

15 de março de 2021 - 15:05 # # # # # # #

O Hospital Estadual Leonardo da Vinci, em Fortaleza, recebeu um nova ala de UTI na manhã desta segunda-feira (15). São mais 23 leitos de terapia intensiva exclusivos para atender pacientes com Covid-19. O HELV conta agora com 291 leitos, sendo 179 UTIs e 112 enfermarias. Esses leitos de UTI se somam aos mais de 20 leitos disponibilizados na ala construída no 3º andar do hospital ainda no mês de fevereiro.

No total, mais de 3.600 leitos foram abertos pelo Governo do Estado, exclusivos para Covid, em Fortaleza e no interior, sendo 293 na semana passada. Essa expansão também vem sendo feita pela Prefeitura de Fortaleza. O prefeito da capital, José Sarto, anunciou no último domingo (14), em suas redes sociais, que 82 novos leitos de UTI devem ser entregues ainda nesta semana.

“Apenas na última semana foram 293 leitos abertos pelo Governo do Estado exclusivos para Covid em Fortaleza e no Interior, sendo 70 no fim de semana. Não temos medido esforços para acolher e atender da melhor maneira possível os cearenses”, publicou o governador Camilo Santana ao anunciar a entrega da nova ala por meio das redes sociais.

Requisitado à iniciativa privada pelo Governo do Ceará no início da pandemia, em março de 2020, o Hospital Leonardo da Vinci tornou-se referência no tratamento de pacientes com Covid-19. A unidade foi adquirida definitivamente pelo Estado em novembro de 2020.

Mais cedo, o governador lembrou que hoje, 15 de março, completa um ano dos primeiros casos de Covid confirmados no Ceará. “Desde então temos travado uma luta diária e incansável para salvar vidas e garantir assistência aos cearenses. Ampliamos a rede de saúde e realizamos ações sociais para beneficiar os que mais precisam, além de medidas econômicas de auxílio às empresas e ao comércio, sempre com intuito de atenuar os efeitos da pandemia. Presto toda minha solidariedade às famílias das vítimas da Covid. E aproveito para manifestar todo o meu respeito e agradecimento aos nossos profissionais de saúde pelo zelo e dedicação diários aos irmãos e irmãs cearenses, sobretudo neste momento tão difícil. A epidemia continua e é grave. Não podemos baixar a guarda”.

Articulação para adquirir vacinas

No sábado (13) e domingo (14), o chefe do Executivo Estadual participou de reuniões para tratar da aquisição de mais vacinas para o Ceará. “Reunião neste domingo com o Fundo Soberano Russo para tratar sobre a compra direta da vacina Sputnik V pelo estado do Ceará. Previsão de adquirirmos 5,87 milhões de doses. Esperamos assinar o contrato com o Fundo no começo da semana”, anunciou Camilo.