Três cearenses estão na final da etapa brasileira da Imagine Cup

26 de abril de 2017 - 17:02

Dos 15 projetos selecionados, três são cearenses. Etapa final nacional da competição acontecerá de 15 a 18 de maio, em Fortaleza

Um dos momentos mais esperados pelos jovens universitários e empreendedores de todo o Brasil que se inscreveram na 15ª Imagine Cup chegou. Foi divulgada a lista com os 15 finalistas brasileiros da competição que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso.

Dos 15 projetos escolhidos, três são cearenses. Os jovens que elaboraram os trabalhos são da Universidade Federal do Ceará (projeto “Vibeye”), Universidade de Fortaleza (projeto “M.O.A.C.I.”) e Faculdade Farias Brito (projeto “Cod.cad”).

Foram selecionados grupos de diferentes regiões do país, de sete estados diferentes de norte a sul, de universidades públicas e privadas. Seguindo o critério de utilizarem a computação em nuvem, estão na lista aplicativos, dispositivos inteligentes, jogos e até uma rede social, que podem trazer soluções inovadoras para consumidores, negócios e sociedade.

A final nacional da Imagine Cup, que reunirá os finalistas para destes escolher os dois melhores projetos que representarão o Brasil na etapa mundial, acontecerá de 15 a 18 de maio em Fortaleza. A final mundial será realizada em Seattle.

Ao todo, foram 199 projetos inscritos na etapa brasileira, um número acima da média global. Mais de 200 mil brasileiros já participaram do campeonato e nove equipes nacionais receberam algum tipo de premiação ao longo das 14 edições.

No total, são 60 times do mundo inteiro que concorrerão na etapa final. A equipe vencedora da Imagine Cup 2017 vai ganhar 100 mil dólares, valor que a ajudará a concretizar o projeto e capitalizá-lo, além de contar com a assessoria e a experiência de quem já participou e de quem está na fase de implantação de seus empreendimentos. O vencedor global também ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, e, por fim, uma mentoria exclusiva de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Confira abaixo uma descrição resumida dos projetos finalistas:

SapiEns – UFRS (RS)

App que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica por meio de avisos instalados em dispositivos conectados à Internet. Alerta os usuários quando há luz acesa em cômodo vazio.

Team Bridge – USP (USP)

Game para dar suporte ao tratamento de fisioterapia de pessoas com limitações motoras graves. Pretende melhorar movimentos, cognição e vocabulário dos pacientes.

Vibeye – UFC (CE)

App para ajudar pessoas com deficiências visuais a se locomoverem, diminuindo o risco de acidentes. Um dispositivo e uma pulseira emitem informações do trajeto para o usuário.

UpFish – Unicamp + UFABC (SP)

Para tentar ampliar a oferta de alimentos, software monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. Os produtores abastecem o sistema com dados variados.

BubuDigital – IF Paraíba (PB)

Fabrica uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade.

Dreampper – Unitau (SP)

Rede social que segmenta os públicos de acordo com os interesses de conteúdo, eliminando repetições de informações. Pretende criar espaços qualificados para anunciantes.

Appoint – PUC MG (MG)

Plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, por exemplo teatro, campos de futebol, paintball e cinemas.

Crown Brawl – IFPI (PI)

Jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. Personagens seguem mapas de acordo com características pessoais.

Ensina.aí – UFPE (PE)

Serviço de ensino à distância para alunos com baixo poder aquisitivo. Conecta professores voluntários com estudantes de escolas públicas.

M.O.A.C.I. – UNIFOR (CE)

Gadget que monitora o consumo caseiro de energia elétrica e alerta a quantidade de consumo atingida através de apps web e mobile.

Apollo – Unicamp (SP)

Aplicativo para pessoas que querem aprender a cozinhar com o auxílio de uma assistente pessoal, sem precisar manusear o celular enquanto prepara a refeição.

Cod.cad – Faculdade Farias Brito (CE)

Plataforma online gratuita de ensino de programação competitiva. O objetivo é qualificar o ensino básico brasileiro, sendo uma ferramenta acessível de estudo.

Colec.te – UFPE (PE)

Separador de lixo automático que funciona com sensores que detectam os diferentes tipos de materiais recicláveis, usando recursos como reconhecimento facial e IoT.

Mete a colher – UFPE (PE)

Aplicativo que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos. Oferece espaço para conversas, apoio jurídico e dicas de inserção no mercado de trabalho.

TeamEZCare – USP (SP)
App de gerenciamento de atividades de idosos, que oferece monitoramento aos usuários, com alertas para áreas de risco, casos de quedas, entre outras funções.

Sobre a Imagine Cup

A Microsoft criou a Imagine Cup em 2003, uma competição estudantil, que tem o objetivo de transformar trabalhos acadêmicos em startups. Os alunos das mais variadas disciplinas colocam nos seus projetos toda a criatividade e conhecimento.

Sobre a Microsoft Brasil

Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 10 escritórios em todo o País. Nos últimos 12 anos, a empresa investiu mais de R$ 239 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece