Trabalhadores protestam contra reforma da Previdência em Fortaleza

15 de março de 2017 - 18:40

Segundo a organização, a mobilização em Fortaleza reuniu cerca de 30 mil participantes ( Foto: Marcos Adegas / Fetamce)

Centrais sindicais, entidades, movimentos sociais e população realizaram em todo o país atos contra as reformas trabalhista e da Previdência. Em Fortaleza, o Dia Nacional de Paralisações e Greves começou às 8 horas, na praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira). Também houve movimentação na Praça Portugal, na Aldeota e no bairro Papicu, dentro do terminal de ônibus. A organização divulgou que a mobilização reuniu cerca de 30 mil participantes. A Polícia Militar até o fechamento da matéria não havia divulgado o público.

Para o representante da Frente Brasil Popular, Josival Oliveira, a reforma da Previdência não vai beneficiar o trabalhador. “É prejudicial para todo o povo brasileiro e vai beneficiar apenas as grandes empresas. Ela (reforma) vai aumentar a idade da aposentadoria para 65 anos para homens e mulheres e agora nós vamos ter que contribuir com 49 anos, ou seja, não há possibilidade de o povo brasileiro se aposentar”, explica.

Na avenida do Imperador e na avenida Tristão Gonçalves, no Centro, até às 11h da manhã vários ônibus foram paralisados em sinal de protestos contra as reformas trabalhista e da Previdência. Cerca de 25 veículos que fazem o transporte na Capital e oito que realizam o transporte interestadual foram parados entre as avenidas Duque de Caxias e Domingos Olímpio e a população desceu dos ônibus para aderir ao protesto. Houve também paralisações no terminal do Papicu. “Os passageiros se engajaram no protesto, pois a reforma da Previdência atinge a todos os trabalhadores diretamente”, disse o assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE), Valdir Pereira.

Outras categorias como a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Sindicato Único dos Trabalhadores do Ceará (Sindiute) e alguns movimentos ligados aos direitos das mulheres também aderiram aos protestos. Também foram realizados protestos em outras cidades cearenses como Poranga e Crateús. O ato foi encerrado oficialmente na agência do INSS, na rua Pedro Pereira. A cobertura completa você acompanha na edição desta quarta-feira do Jornal da TVC, às 19h.

Veja algumas imagens e vídeos dos atos no Ceará

Manifestação em frente sede da previdência social na rua Pedro Pereira (Vídeo: facebook Mídia Ninja)

Motoristas e cobradores também aderiram a paralisação (vídeo: Rodrigo Neto)

Protestos no Centro de Fortaleza (foto: Carolina de Queiroz)

Protestos no Centro de Fortaleza (foto: Carolina de Queiroz)

Em Crateus, interior do Ceará, estudantes e trabalhadores rurais e povos indígenas ocuparam a frente da Previdência Social (Foto: Mídia Ninja)

Reportagem de Rodrigo Neto com informações da repórter Camilla Lima