Da desigualdade à oportunidade” é premiada em segundo lugar na 2ª Edição do Prêmio de Jornalismo da UFC

16 de dezembro de 2025 - 13:35

 

A TV Ceará, foi premiada em segundo lugar, na noite do último dia 15, a 2ª Edição do Prêmio de Jornalismo da UFC, na categoria telejornalismo, com a série “Da Desigualdade à oportunidade, na reitoria da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Dividida em três episódios, a série traz depoimentos dos alunos da Universidade Federal do Ceará e apresenta como o sistema de cotas vem mudando a cara da universidade e, consequentemente, do ensino superior público no Brasil.

Para Emanuel Bruno, repórter que apresentou a série, a premiação traz “reconhecimento e felicidade. “Ainda mais quando vem de uma entidade tão importante quanto a UFC e, mais ainda, pelo fato de sermos uma TV pública. Sempre digo que televisão não se faz sozinho, graças a Deus. Conseguimos uma equipe muito alinhada, perseguindo o mesmo propósito e o resultado foi esse prêmio”, ressalta.

Bruno falou ainda sobre o processo para produzir a série e o seu ponto de vista como jornalista na construção da narrativa. “É muito importante contar histórias de pessoas que estão ascendendo socialmente por meio da educação e, não só eles, mas as famílias dessas pessoas também vão com eles. Mostramos também como a UFC se mobiliza para manter esses alunos e evitar a evasão, são ações importantíssimas que todo mundo precisa conhecer. Ouvi histórias lindas de superação e acredito que consegui transmitir para os nossos telespectadores esses relatos”, lembra.

Balanço do ano

Em 2025, a TV Ceará conquistou dois importantes prêmios de jornalismo, na categoria de telejornalismo: venceu o 7º Prêmio do Ministério Público e ficou em segundo na 2ª Edição do Prêmio de Jornalismo da UFC.

De acordo com o diretor de Jornalismo da TV Ceará, Elton Viana, esse é um importante momento para parabenizar e exaltar o trabalho da equipe. “Mais que um reconhecimento do trabalho de excelência desempenhado por toda a equipe, os prêmios nos desafiam a continuar melhorando nossos produtos, colocando no ar um jornalismo pautado na qualidade técnica, em serviços e principalmente conectado com os anseios dos nossos telespectadores”.

Na edição deste ano, a premiação teve como tema “UFC transformando vidas”.

🏆Equipe premiada:

Emanuel Bruno – repórter
Leandro Cazumba – finalização
George Prudente – edição
Liliana Benevides – produção
Leandro Silva, Ezildo Correia e Augusto Justino – imagens