Série “Livre e Ponto” — Sem Desculpas e Sem Culpas vence o 7º Prêmio de Jornalismo do MPCE na categoria telejornalismo

28 de novembro de 2025 - 12:20

 

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação MPCE

A TV Ceará, venceu, na noite do último dia 27, o 7º Prêmio de Jornalismo MPCE, com a série “Livre e Ponto” — Sem Desculpas e Sem Culpas, na categoria telejornalismo, em evento para impressa cearense, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza.

Dividida em quatro episódios, a série mostra as etapas das violências de gênero sofrida pelas mulheres. O medo, a falta de informação e a sensação de estar sozinha ainda são grandes barreiras para muitas mulheres que sofrem violência. Mas isso está mudando. Com a atualização da lei e a criação de uma rede integrada de serviços, mulheres vítimas de violência contam hoje com acolhimento, proteção e apoio para alcançar a autonomia financeira.

Para Théa Morel, repórter que apresentou a série premiada, o prêmio é fruto de pesquisa sobre o tema e também do trabalho em equipe. “A série Livre e Ponto foi um trabalho coletivo e que a gente começou a construir em abril desse ano para tratar da rede de apoio à mulheres que sofrem violência doméstica e do processo de vencer essa violência e o ciclo dela. Foi feita por muitas mãos e foi muito bem construída e acredito que, por isso, ela foi bem sucedida”.

Na edição deste ano, a premiação teve como tema A atuação do Ministério Público do Ceará na promoção dos direitos, na fiscalização da lei e na indução de políticas públicas” e teve 54 profissionais de 26 veículos de comunicação do Ceará, Distrito Federal e São Paulo inscritos. Ao todo, 73 trabalhos foram deferidos e seguiram para a fase de julgamento.

Karine Serpa, jornalista que fez parte da equipe de produção da “Livre e Ponto” — Sem Desculpas e Sem Culpas, descreve o sentimento em ter o trabalho reconhecimento por meio da premiação, “receber um prêmio é como coroar um trabalho feito com amor, dedicação e, principalmente, em união com uma equipe que trabalha, vibra e luta todos os dias para fazer um produto de excelência”.

Na ocasião, foram premiados jornalistas e profissionais de comunicação nas categorias telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo e jornalismo impresso/web, que receberam prêmios em dinheiro, troféus e certificados.

🏆Equipe premiada da TV Ceará:

Théa Morel – repórter
Karina Serpa e Rômulo Costa – produtores
Ana Martins – edição de texto
Leo Cazumbá e George Prudente – edição de vídeo

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação MPCE

Confira as categorias premiadas e a posição dos outros vencedores do prêmio:

Telejornalismo

1° lugar – Reportagem: “Livre e Ponto – sem desculpas e culpas” – Representante: Théa Morel – Veículo: TV Ceará.

2° lugar – Reportagem: “Proteção aos Vulneráveis – como atua o MP do Ceará” – Representante: Fábio Mareano – Veículo: TV Câmara Fortaleza.

3° lugar – Reportagem: “Resistência Feminina: a luta contra a violência doméstica” – Representante: Patrícia Ferreira – Veículo: TV Verdes Mares Cariri.

Radiojornalismo

1° lugar – Reportagem: “Mais que o Giz” – Representante: Sarah de Queiroz – Veículo: Rádio Verdinha FM.

2° lugar – Reportagem: “Herança em Vida: a violência patrimonial contra a pessoa idosa” – Representante: Jefferson Sales – Veículo: Rádio Jangadeiro BandNews FM.

3° lugar – Reportagem: “Curió: 10 anos da chacina” – Representante: Beatriz Irineu – Veículo: Rádio Verdinha FM.

Fotojornalismo

1° lugar – Foto: “Farol do Mucuripe: luz que resiste ao tempo” – Autor: Mateus Dantas – Veículo: Agência de Notícias da Câmara Municipal de Fortaleza.

2° lugar – Foto: “Lixão” – Autor: Francisco Fontinele – Veículo: Jornal O Povo.

3° lugar – Foto: “As incertezas de sobreviver nas áreas de risco de Fortaleza” – Autor: Samuel Setúbal – Veículo: Jornal O Povo.

Jornalismo Impresso/WEB

1° lugar – Reportagem: “Farol do Mucuripe – luz que resiste ao tempo” – Representante: Vandecy Dourado – Veículo: Agência de Notícias da Câmara Municipal de Fortaleza.

2° lugar – Reportagem: “Ameaças ao meio ambiente” – Representante: Ludmyla Barros – Veículo: Jornal O Povo.

3° lugar – Reportagem: “Infância ameaçada” – Representante: Nícolas Paulino – Veículo: Diário do Nordeste.

O Ministério Público de Ceará (MPCE) formou um comissão voluntária avaliadora com 12 membros, composta por colaboradores e servidores da Secretaria de Comunicação do MP, profissionais do mercado com reconhecida experiência e professores universitários, para chegar aos resultados apresentados no evento.