INSS firma acordo com Correios para solicitação de benefícios por incapacidade

20 de março de 2024 - 19:15

O INSS assina hoje um acordo com os Correios para permitir que solicitações de benefícios por incapacidade temporária, antes conhecido como auxílio-doença, possam ser feitas nas agências postais. O projeto-piloto começará em Fortaleza.

O Atestmed, que promove a análise documental eletrônica em casos de benefícios de curta duração, será impulsionado pela parceria. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, visa atingir 100% das solicitações via Atestmed até o final de abril.

Com a parceria, os segurados poderão solicitar o benefício apresentando o atestado médico ou odontológico nas agências dos Correios, que estarão disponíveis para atender aos beneficiários do INSS. Anteriormente, era possível enviar os documentos pelo portal Meu INSS ou nas Agências da Previdência Social sem agendamento.

Outro projeto-piloto permitirá que o segurado inicie o pedido via central telefônica 135 e envie a documentação posteriormente pelo Meu INSS ou em uma agência, com prazo de cinco dias para apresentação dos documentos.

O uso do Atestmed resultou em economia significativa para o INSS, com quase R$ 1 bilhão economizados no ano passado. Para 2024, a expectativa é de economizar R$ 5,6 bilhões com o programa, contribuindo para a revisão dos benefícios previdenciários e para o equilíbrio das contas públicas.

Agências dos Correios no projeto-piloto, em Fortaleza

Fortaleza Centro – Rua Pedro Pereira, 383 – Centro

Fortaleza Centro-Oeste – Rua Princesa Isabel, 1611 – Farias Brito

Fortaleza Jacarecanga – Rua Guilherme Roche, 1264 – Centro

Fortaleza Parquelândia – Rua Pedro de Queiroz, 265 – Parquelândia

Fortaleza Sul – Av. Dr. Valmir Pontes – Edson Queiroz

Fortaleza Messejana – Rua Manuel Castelo Branco, 248 – Messejana