Onda de Calor Extrema no Ceará: 19 Cidades Afetadas

20 de setembro de 2023 - 16:50 # # #

Nos últimos dias, a onda de calor se tornou o principal assunto em discussão, e, para os cearenses, isso não é surpresa. Os meses de setembro, outubro e novembro já são conhecidos por suas altas temperaturas no Ceará, mas a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) emitiu um alerta preocupante: nos próximos dias, algumas cidades cearenses devem enfrentar temperaturas recordes.

Nesta quarta-feira, o dia amanheceu nublado, mas o sol logo brilhou com força. Estamos nos meses terminados em “bro”, historicamente quentes em todo o Ceará, pois apresentam pouca ou nenhuma precipitação. A FUNCEME confirma que a umidade deve permanecer baixa nos próximos dias, tornando a situação ainda mais desafiadora. Um relatório elaborado pelo órgão identificou que os próximos três dias serão marcados por temperaturas acima da média em cidades situadas na área vermelha, que compreende o Sertão Oeste do estado.

Dezenove cidades foram identificadas pela FUNCEME como as mais afetadas nos próximos três dias de calor extremo. A lista inclui municípios como Ararendá, Arneiroz, Boa Viagem, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Poranga, Quiterianópolis, Saboeiro, Santa Quitéria, Tamboril e Tauá.

Na quinta-feira, a situação se agrava, com a inclusão de Aiuaba, Altaneira e Cariús na lista das cidades que enfrentarão temperaturas elevadas.

Para a sexta-feira, Tarrafas e Aiuaba podem esperar um alívio nas temperaturas, mas, infelizmente, a onda de calor atingirá outras cidades, como Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Salitre e Santana do Cariri.