Jogo de reabertura da Arena Castelão com novo gramado tem Fortaleza avançando na Libertadores 2023

3 de março de 2023 - 13:48 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto | Helene Santos - Fotos

Estádio receberá, no próximo domingo (5), Classico-Rei pela Copa do Nordeste

Uma das principais praças esportivas do Brasil, a Arena Castelão reabriu, após reformas no campo de jogo e em diversos de seus setores, na noite dessa quinta-feira (2), para a temporada de 2023, com o Fortaleza derrotando o Deportivo Maldonado, do Uruguai, por 4 a 0, em jogo de volta da segunda fase prévia da Libertadores. Mais de 52 mil torcedores comemoram a classificação do Leão para a terceira fase.

Nem a chuva diminuiu a intensidade do elenco comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. A vitória consistente começou a ser desenhada nos acréscimos do primeiro tempo, com Thiago Galhardo abrindo o marcador. No segundo tempo, o Tricolor do Pici, mais envolvente, teve domínio absoluto. Mais três gols balançaram as redes do time uruguaio, sendo dois de Lucero e um de Guilherme.

Com o resultado, o Fortaleza permanece pelo segundo ano consecutivo entre os clubes mais competitivos do continente. O próximo adversário na competição é o tradicional Cerro Porteño, do Paraguai, buscando se classificar à fase de grupos da Libertadores.

Durante coletiva após o jogo, Thiago Galhardo, autor do primeiro gol, comentou sobre o novo gramado do Castelão. “Nos falaram que, em 30 dias, vão entregar da forma como a gente espera e deseja. Torço para que isso aconteça. Dizer que, claro, você faz 4 a 0 em um gramado desse, vai reclamar como? Não tem como, pela forma como jogamos”, pontuou, apontando que, em breve, a qualidade do gramado da Arena Castelão só tende a ficar ainda melhor.

A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início em 14 de novembro do ano passado, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Em 2022, o principal equipamento esportivo do Ceará foi o estádio brasileiro que mais recebeu jogos, com 73, no total. Em seguida, com oito partidas a menos (65), figuraram Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

O uso excessivo em 2022 acarretou desgaste, solucionado por meio de reforma completa do gramado, com investimento de R$ 1,95 milhão. As obras foram realizadas através da Superintendência de Obras Públicas (SOP). A gestão rotineira do equipamento é da Secretaria do Esporte (Sesporte). Outras melhorias estruturais foram realizadas pela Sesporte, como a reforma dos banheiros, manutenção da arquibancada e dos placares eletrônicos, dentre outras.

O titular da Sesporte, Rogério Pinheiro, falou sobre como a organização do estádio para receber os próximos jogos. “Para essa temporada de jogos, iremos receber partidas pela Copa do Nordeste, Campeonato Cearense, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Lembramos que para preservação do nosso gramado se faz necessário a redução de jogos no nosso equipamento”, salientou.

Quintino Vieira, superintendente de Obras Publicas, reforçou a tendência de melhora do novo gramado. “Estive reunido com representantes dos times, arbitragem e delegado da partida. Eles falaram que o gramado correspondeu às expectativas nesse primeiro jogo entre Fortaleza e Deportivo Maldonado. Até por se tratar de um gramado jovem, que acabou de ser plantado o resultado foi positivo. Nos próximos jogos ele estará ainda estará mais compactado. A ideia é que daqui a um mês esteja muito melhor, período em que a areia vai estar compactada e, dessa forma, a bola corre rápido”, destacou.

Próximo jogo

Já no próximo domingo (5), a Arena Castelão receberá Ceará e Fortaleza, às 18h30, em mais Clássico-Rei pela Copa do Nordeste. Os times cearenses são líderes em seus respectivos grupos.