Em homenagem a Descartes Gadelha, Secult Ceará lança Ciclo Carnavalesco 2023, nesta quarta (15)

15 de fevereiro de 2023 - 18:25 # # # #

Texto: Secult ASCOM | Fotos: Guilherme Silva

Intitulado “Batuques para Descartes”, o evento acontece nesta quarta-feira (15), às 12h, no Cineteatro São Luiz, com a presença do Maracatu Vozes da África, do Maracatu Solar e Pingo de Fortaleza e do Maracatu Nação Baobab e seu Mestre Praxedes. Imagem: Vozes D’África, foto de Guilherme Silva

Para abrir as atividades do Ciclo Carnavalesco 2023, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, realiza o evento “Batuques para Descartes”  nesta quarta-feira (15), às 12h, no Cineteatro São Luiz, com a presença do Maracatu Vozes da África, do Maracatu Solar e Pingo de Fortaleza e do Maracatu Nação Baobab com o Mestre Praxedes. O objetivo é divulgar a política pública voltada para o Carnaval e o patrimônio cultural no Estado, assim como prestar homenagem ao multiartista  Descartes Gadelha. A ação faz parte do XVI Edital Ceará Ciclo Carnavalesco – 2023, que selecionou 77 projetos no Ceará nas categorias de Bailes e Matinês; Difusão de repertório carnavalesco; Maracatus; Escola de Samba; Blocos; Cordões; Afoxés; e Cultura Camponesas.

Maracatu Solar em frente ao Cineteatro São Luiz. Foto de Guilherme Silva

Na sua décima sexta edição, o Edital Ceará Ciclo Carnavalesco é uma ação contínua de fomento à valorização de grupos e manifestações próprias do ciclo carnavalesco. O Edital seleciona grupos e coletivos da cultura popular, contribuindo de maneira efetiva na transmissão de saberes e fazeres entre gerações, estabelecendo sociabilidades entre mestres/mestras e aprendizes e na formação de novos brincantes, além de ampliar e democratizar o acesso a bens e serviços culturais para a população em geral. Nesta edição, o Governo do Ceará, por meio da Secult CE, investiu mais de R$1,5 milhão em projetos da sociedade civil.

Sobre Descartes Gadelha

O multiartista Descartes Gadelha pinta, esculpe, canta e escreve. Compositor de várias loas, busca, por meio de sua arte, impor o ritmo das urgências necessárias de solidariedade humana, sempre acreditando numa roda cirandeira onde ninguém deveria soltar a mão de ninguém. Descartes Gadelha é uma das pessoas que está à frente do Maracatu Solar. Também é considerado um griô, representando, assim, um guardião da memória coletiva de um povo ou comunidade. Em janeiro de 2018, Descartes e Pingo de Fortaleza lançaram na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR) o CD “Loas e Canções”, com 16 faixas.

>> Confira os grupos selecionados do XVI Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2023