IDT/Sine insere mais de 50 mil trabalhadores no mercado em 2022

17 de janeiro de 2023 - 11:13 # # #

Ascom IDT/Sine - Texto | Davi Pinheiro - Fotos

Em 2022, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) foi responsável pela inclusão de 50.180 pessoas em vagas de emprego. Os dados são da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra, do Ministério do Trabalho (BGIMO), e registram um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, quando foram inseridos 46.338 profissionais.

Nesse contexto, os trabalhadores com idade entre 18 e 39 anos representam 83% dos colocados. Aqueles com mais de 40 anos registraram 13,9% do total. Considerando a escolaridade, 64,6% do total de inseridos possuíam o ensino médio completo e foram direcionados para diversas oportunidades, especialmente, para ocupações nos setores dos serviços (36,27%) e indústria (34,26%).

Dentre as vagas ofertadas, destacam-se as ocupações de alimentador de linha de produção, trabalhador polivalente na confecção de calçados, vendedor do comércio varejista, assistente administrativo, preparador de calçados, faxineiro, teleoperador, operador de caixa, auxiliar de escritório em geral e repositor de mercadorias.

Com relação ao gênero, a maioria das inserções foi de trabalhadores do sexo masculino, que ocuparam 57% dos postos de trabalho criados no período, enquanto as mulheres obtiveram 43% das colocações.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana, o mercado de trabalho é um funil. Por isso, romper as barreiras que dificultam a inserção é um desafio constante. “O Ceará possui um quantitativo de 343 mil trabalhadores em busca de uma oportunidade e nossa missão é buscar alternativas e soluções de empregabilidade, especialmente, para o contingente populacional que sofre alguma discriminação. Estaremos atentos para ofertar oportunidades de qualificação e orientação, buscando também identificar profissionais com perfil empreendedor e auxiliarmos em novos desafios para a geração de renda, a exemplo do Ceará Credi”, complementa Viana, que foi escolhido para comandar a Secretaria do Trabalho.

FOTOS: DAVI PINHEIRO/GOVERNO DO CEARA

Serviços do IDT

O encaminhamento para as vagas de emprego representa apenas um dos serviços ofertados pelo IDT/Sine. No total, o órgão realizou 675.727 atendimentos, considerando todas as atividades, como habilitação ao seguro-desemprego e cadastro de trabalhadores.

Destaca-se ainda que 58,7% do total de trabalhadores que procuram uma das Unidades do IDT/Sine no Estado, para realizar o seu cadastro, eram de profissionais com idade entre 18 a 24 anos, com escolaridades que variam entre o ensino fundamental e o médio completo.

Mais informações no site do IDT/Sine ou através da Central de Atendimento ao Cliente, no número 0800 591.0363. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.