Escola de Gastronomia Social oferece aulas de “Alimentação Indígina”

19 de outubro de 2022 - 11:11 # # #

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento público da Secretaria da Cultura (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para o módulo de “Alimentação Indígena”, do curso “Cultura Alimentar”, com Tainá Marajoara.

As aulas que acontecerão nos dias 26 e 27, serão gratuitas, abertas ao público e terão formato on-line pelo Google Meet. As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro no site gastronomiasocial.org.br.

Segundo a coordenadora de Cultura Alimentar, Vanessa Moreira, o módulo tratará sobre a valorização dos saberes originários, que tentam sobreviver na sociedade capitalista e aos efeitos, sentidos até hoje, do colonialismo. Com isso, Tainá propõe uma gastronomia anticolonial. “A proposta é curar os males e abrir os caminhos para os encantados nos ajudarem a soprar o céu pra cima”, afirma a pesquisadora.

Perfil

Tainá Marajoara é indígena do povo originário Aruã Marajoara, do Pará. A pesquisadora é curadora, cozinheira, realizadora cultural e fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Iacitatá. Além disso, é Liderança da Rede de Cultura Alimentar, diretora do projeto Cultura Alimentar Tradicional Amazônica (CATA), eleita conselheira nacional de cultura alimentar no âmbito do Ministério da Cultura, pesquisadora membro do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO) da Universidade de São Paulo e faz parte da Latin American Studies Association (LASA).

Professora do curso “Alimentação Indígena”, Tainá Marajoara. Foto: Reprodução

Em 2011, recebeu o prêmio Cátedra Libre Cayetano Redondo de Conocimientos Humanitários, na Venezuela. Foi contemplada com a comenda Paulo Frota de Direitos Humanos pela Assembleia Legislativa do Pará e com a comenda Amazônia, pela Câmara de Vereadores de Belém, em 2018. Em 2019, foi homenageada pelo Congresso Brasileiro de Agroecologia e Festival Internacional de Cinema de Agroecologia.
Tem o trabalho focado na preservação do patrimônio cultural alimentar da Amazônia paraense, cartografias de identificação e valorização de mestres de saberes alimentares tradicionais. Atua também na elaboração e aprovação das leis Cultura Viva, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural e Lei Paulo Gustavo.

Módulo “Alimentação Indígena” – on-line – dias 26 e 27/10, às 17h.
Inscrições: 14 a 25/10 – no formulário https://forms.gle/RwxJiGbS3GY8L2Fm7
Mais informações: labgastronomiasocial@gmail.com | instagram: @escolagastronomiasocial
Escola de Gastronomia Social Ivens Dia Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto