Baturité: Bombeiros resgatam vítima de queda de cachoeira

24 de janeiro de 2022 - 12:35 # # #

Corpo de Bombeiros resgata vítima de queda de cachoeira em Baturité. Na tarde deste domingo (23), por volta das 16 horas, os bombeiros militares de Guaramiranga (5ªCia/4ºBBM) resgataram uma vítima de queda de cachoeira, em Baturité, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

O acionamento ocorreu por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Imediatamente, os bombeiros militares da 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/4ºBBM), com sede em Guaramiranga, se deslocaram para a Cachoeira do Perigo que se localiza em Baturité.

De acordo com o 3º sargento Francisco Gilberlan Rodrigues, “chegando ao local, constatamos a veracidade das informações preliminares, onde uma jovem de 28 anos de idade, natural de Fortaleza/CE, acompanhada de amigos foram a região da chamada Cachoeira do Perigo para apreciar a paisagem e registrar com fotografias, quando escorregou nas pedras e deslizou em torno de 10 metros cachoeira abaixo”, relatou o comandante do socorro.

Corpo de Bombeiros resgata vítima

Em virtude da inclinação da cachoeira, a guarnição teve dificuldade de acesso ao local onde a vítima se encontrava. Apesar da queda, a vítima se encontrava consciente e orientada, foram realizados controles de hemorragias, como também, imobilização e utilização de prancha longa e maca cesto, além de cabos e mosquetões de modo a vítima ser conduzida com a máxima segurança mas com conforto e estabilizada. Todo o zelo se deu por conta da vítima se encontrar com lesões na face, com provável fratura de mandíbula e perda de dentes, assim como uma laceração no tornozelo direito. Todo o trajeto foi apoiado por populares que somaram esforços em prol do resgate da jovem de 28 anos.

O resgate ocorreu em dois momentos, o primeiro, o içamento da vítima do local da queda para o patamar da trilha. Enquanto que o segundo foi conduzir a vítima pela trilha até o local de embarque na ambulância que seguiu para uma unidade de pronto atendimento em Baturité e logo depois foi transferida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para um hospital de trauma em Fortaleza.