Trabalhador em condição análoga à escravidão é resgatado em Russas

22 de outubro de 2021 - 15:15 # #

Um grupo móvel nacional de combate ao trabalho escravo realizou dez ações fiscais no Ceará e encontrou setenta e quatro trabalhadores em situação irregular, inclusive em condições de trabalho infantil.

Em Russas, a 171 quilômetros de Fortaleza, um homem foi resgatado pelos auditores. Ele atuava em uma fábrica de cerâmica como forneiro. No local, ele passava em torno de oito dias ininterruptos alimentando os fornos com lenhas. Além disso, a alimentação do empregado era realizada em um fogareiro improvisado ao chão em condições degradantes.

Foi constatada também situação análoga ao trabalho escravo. Na mesma fábrica de cerâmica, os auditores encontraram dois adolescentes, de 16 e 17 anos, trabalhando no manuseio dos fornos. O trabalho de crianças e adolescentes no segmento de olaria, que é o lugar onde se fabricam peças de cerâmica, configura uma das piores formas de trabalho infantil, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e faz parte da lista TIP (Piores Formas de Trabalho Infantil).

Assista à matéria completa:

Acompanhe a TVC nas redes sociais.