Especialistas alertam para os perigos das doenças cardíacas

30 de setembro de 2021 - 09:05 # # # # #

Esta quarta-feira (29), marca o Dia Mundial do Coração. Especialistas alertam para a importância de manter as taxas de pressão arterial sob controle para evitar riscos cardíacos.

Atualmente, a causa mais comum de mortalidade no mundo são as doenças cardiovasculares. A cada minuto, uma pessoa morre vítima de doenças do coração. No Brasil, 33% dos óbitos são ligados ao coração. Os fatores de risco já são conhecidos.

“Fatores que levam a doenças cardiovasculares são a obesidade, o sedentarismo, o excesso de sal, fazer uma alimentação não saudável, excesso de gorduras saturadas, o uso do cigarro, o excesso do álcool e o fumo”, explica a cardiologista Ana Lúcia Sá Leitão.

Controlar as taxas de pressão arterial, glicemia e, principalmente, fazer exames médicos periódicos podem evitar o pior. As estatísticas mostram que muitos só procuram o médico quando estão doentes e isso complica ainda mais o problema. Por outro lado, quem prioriza a prevenção tem muito mais chance de evitar impactos súbitos no coração.

Assista à matéria completa:

Acompanhe a TVC nas redes sociais.