Trabalho do Núcleo de Videomonitoramento vai além do combate à criminalidade

20 de setembro de 2021 - 09:36 # # # # #

Dia e noite, 55 operadores se revezam no monitoramento de mais de 2.500 câmeras espalhadas por todo Ceará. Mais da metade dos equipamentos está instalado na Grande Fortaleza. Para dar conta de tantas imagens, atenção e sensibilidade fazem parte da rotina dos homens e mulheres do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE).

O objetivo do Nuvid é auxiliar o trabalho das Forças de Segurança do Ceará por meio das imagens captadas pelas câmeras. Ao identificarem um incidente, os operadores acionam a viatura mais próxima. Assim, garantem agilidade na solução de diversos casos.

As ocorrências mais comuns acompanhadas pelo Núcleo são a recuperação de veículos e o monitoramento de suspeitos. No entanto, o trabalho dos agentes também auxilia na identificação de pessoas que precisam de algum tipo de ajuda.

Em maio deste ano, uma operadora observou que um homem aparentava estar perdido na região da Praia de Iracema. Ela acionou a viatura da Polícia Militar do Ceará (PMCE) mais próxima, que se deslocou ao local, conversou com o homem de 77 anos e conseguiu contato com a filha da vítima. Depois disso, o homem foi entregue aos familiares.

O principal é o combate à criminalidade, mas também verificamos acidentes de trânsito, incêndios e até afogamento”, destaca o tenente-coronel Eduardo Montenegro, supervisor do Nuvid/SSPDS.

Compartilhe e siga a TVC nas redes sociais:

Facebook: TV Ceará

Instagram: @tvceara

Twitter: @tvceara

Youtube: TV Ceará HD